Você está em:

PUC Minas:pista de atletismo é selecionada para treinamento de atletas para as Olimpíadas

A pista de atletismo do Complexo Esportivo da PUC Minas, no campus Coração Eucarístico, foi selecionada como um dos 172 equipamentos de treinamento de atletas para os Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016.

O anúncio dos locais de treinamento foi feito pelo Comitê Organizador das Olimpíadas no dia 24 de janeiro e o Termo de Compromisso foi assinado pela Universidade no início de fevereiro. A relação será incluída no guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos, que será apresentado, em Londres, em julho deste ano, aos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos dos países participantes das Olimpíadas.

A pista de atletismo, construída dentro dos padrões exigidos pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), já vem recebendo vários eventos de atletismo como a final municipal do Triatlo, no ano passado. Mas ter sido selecionada não garante que a pista de atletismo irá receber atletas olímpicos na preparação para os Jogos, já que isso depende de o local ser escolhido pelas delegações de atletismo dos países, esclarece a coordenadora do Complexo, professora Márcia Campos Ferreira.

Antônio de Pádua Domiciano Guanaes, da equipe gestora do Complexo, diz que no local poderão ser treinadas provas de pista masculinas e femininas, percorrendo várias distâncias, como marcha atlética, corridas com barreiras e obstáculos, revezamentos e provas de campo, como arremesso de peso, lançamento de disco e de martelo, saltos em altura, distância, triplo e com vara.

A pista de atletismo tem oito raias, com uma dimensão de 400 metros medidos a 30 centímetros da base interna da primeira raia. Possui características técnicas específicas da borracha de cobrimento, como espessura, resistência, dilatação e planicidade, que cumprem plenamente as exigências da IAAF.