Você está em:

PUC Minas recebe o teólogo canadense Gilles Routhier

O teólogo canadense Gilles Routhier, falará sobre O Futuro do Vaticano II em Nossas Mãos, na próxima edição do projeto Conexão Ciência e Cultura, promovido pela PUC Minas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O evento será na segunda-feira, 18 de maio, às 7h30, no Teatro João Paulo II (prédio 30, Unidade Coração Eucarístico). A entrada é gratuita.

Gilles Routhier é decano e professor titular da Faculté de Théologie et Sciences Religieuses da Université Laval (Québec/Canadá). Doutorou-se em Teologia pelo Institut Catholique de Paris em 1992 e também em História das Religiões e Antropologia da Religião no mesmo ano e instituição. É considerado um dos maiores especialistas do Concílio Vaticano II (1962-1965) e sua recepção. Com dezenas de artigos e livros publicados, Routhier destaca-se pela reflexão teológica em torno do concílio, sempre em diálogo com outras áreas do conhecimento que podem colaborar no aprofundamento da temática.

O Conexão Ciência e Cultura estabelece um vínculo entre o meio acadêmico e personalidades do mundo das ciências e da cultura, com o objetivo de suscitar reflexões sobre temas de relevância para a sociedade.

Demais conferências

Neste mês de maio, o projeto Conexão Ciência e Cultura receberá outros quatro convidados.

No dia 19, às 19h, também no teatro, o convidado será o professor José Pacheco, da Escola da Ponte de Portugal, que falará sobre o tema Construindo Comunidades de Aprendizagem. A conferência integra também a programação do VIII Simpósio de Pedagogia. O conferencista é pedagogo e mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Porto. É idealizador da Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. É também autor de inúmeros livros e artigos sobre educação. O professor é indutor de mais de cem projetos de educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia (SP), que segue o mesmo modelo de ensino da Escola da Ponte.

No dia 21, no teatro do campus Contagem, o ambientalista Apolo Heringer Lisboa falará, às 19h30. A temática ainda será definida.

No dia 26, no Coração Eucarístico, o cantor Zeca Baleiro falará sobre Cultura e Fanatismo, às 19h30, no Teatro João Paulo II.

E, no dia 29, a psicanalista Maria Rita Kehl participa, às 19h30, também no Teatro João Paulo II. A temática ainda será definida.