Você está em:

PUC Minas integra organização internacional de universidades católicas

A PUC Minas integra oficialmente à Organização de Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (Oducal), durante assembleia geral ocorrida entre 12 e 14 de novembro, em Chiclayo, no Peru. O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, representou a Universidade e o reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Atualmente, 17 instituições são filiadas à Oducal. De acordo com o professor Paulo Roberto, a filiação representa força político-institucional e é oportunidade de intercâmbio com essas instituições latino-americanas, abrindo a possibilidade de novas parcerias.

Na ocasião, houve a apresentação do Congresso Mundial de Universidades Católicas (Cmuc), que será realizado na PUC Minas de 18 a 21 de julho de 2013, no campus Coração Eucarístico, e solicitado o apoio da Oducal para o evento. A divulgação do Cmuc teve o apoio da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc).

A filiação à Oducal representa também maior possibilidade de divulgação do Cmuc, com a chancela de uma instituição latino-americana como a Oducal, diz o professor Paulo Roberto.

A assembleia em Chiclayo reuniu 80 dirigentes de universidades católicas da América Latina, oriundos de 15 países representantes. Foram debatidas questões como o espaço da educação superior católica na América Latina, gestão universitária e excelência acadêmica.