Você está em:

PUC Minas: curso de Medicina em Contagem e em Poços de Caldas

A PUC Minas obteve aprovação do Ministério da Educação para oferecer o Curso de Medicina também nas Unidades Contagem e Poços de Caldas. A Universidade, que já oferecia a graduação em Betim, irá receber anualmente 50 alunos em cada um dos novos locais. A expectativa de abertura das vagas é a partir do primeiro semestre do ano que vem.
 
A autorização para o funcionamento dos novos cursos, anunciada na sexta-feira, 10 de julho, foi concedida em um processo inédito realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde. A escolha dos projetos foi feita por meio de editais de chamamento público de ampla concorrência, e as propostas foram avaliadas por uma comissão de especialistas, médicos, professores de medicina e integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), que também avalia as instituições federais de educação superior. Foram 216 instituições inscritas em todo o país e, dessas, 36 foram selecionadas.
 
Na seleção dos municípios, além da inexistência de curso no local, foram exigidos requisitos baseados na proporção de vagas e médicos por habitante, tamanho da população atendida e distância de outro curso de Medicina, com critérios referentes à estrutura da rede de saúde, para garantir a qualidade de formação. Para três dos 39 municípios em que houve a seleção, não foram selecionados cursos porque as candidaturas apresentadas não atenderam aos critérios de qualidade.
 
Já a análise das propostas das instituições de ensino superior levou em consideração a capacidade econômico-financeira e a regularidade jurídica e fiscal da mantenedora, o histórico da mantenedora e a proposta do curso de graduação em Medicina, com análise de mérito e de pertinência da proposta. A comissão analisou também o projeto pedagógico do curso, o corpo docente, a infraestrutura e o plano de implantação da residência médica.
 
Mais informações: (31) 3319-4444.