PUC Minas: 10ª edição do Parlamento Jovem Minas

A décima edição do projeto de extensão da PUC Minas Parlamento Jovem (PJ) discute o tema Cidades Sustentáveis – Desafios para as Novas Gerações. Em Belo Horizonte, a abertura dos trabalhos será nesta terça-feira, 19 de março, às 13h30, no auditório 3, unidade Coração Eucarístico.

Alunos de ensino médio de Belo Horizonte e de 19 cidades do interior terão a oportunidade de estudar e debater sobre gestão de águas, produção e consumo e gestão do espaço urbano e rural. O PJ possui duas etapas: a municipal, de fevereiro a julho, e a estadual, em agosto. O objetivo é que na primeira etapa, no fim do semestre, os participantes apresentem propostas que sejam votadas e encaminhadas às casas legislativas municipais, com a intenção de serem apreciadas pelos vereadores. As propostas com mais votos no âmbito municipal serão encaminhadas à etapa estadual.

Desde 2010, o Parlamento Jovem de Belo Horizonte é realizado por meio da parceria entre a PUC Minas – Pró-reitoria de Extensão, Instituto de Ciências Sociais e Curso de Ciências Sociais, Câmara Municipal de Belo Horizonte – Escola do Legislativo e Secretaria de Esportes e da Juventude do Estado de Minas Gerais. Também participam do projeto as cidades de Capelinha, Carandaí, Caratinga, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Viçosa, Visconde do Rio Branco, além dos municípios que integram o PJ pela primeira vez: Matias Barbosa, Patos de Minas, São Pedro dos Ferros e Uberaba. As atividades contam com o apoio das respectivas câmaras municipais.

Parlamento Jovem
Em 2004, a PUC Minas, através do curso de Ciências Sociais da unidade São Gabriel, em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, dá início ao projeto Parlamento Jovem. A cada ano, participam mais de cem jovens de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. O projeto tem o objetivo de formar e capacitar a juventude para a construção de competência analítica sobre o Poder Legislativo. São sempre escolhidos temas atuais, em debate pela sociedade brasileira.