Você está em:

Programação pelo Dia de Finados: dom Vicente planta muda de árvore na Cúria Regional da Rensa

Em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) realizou hoje, 30 de outubro, um gesto concreto com o plantio de uma muda de árvore na Cúria Regional, em memória dos fiéis falecidos e em solidariedade às vítimas da pandemia do novo coronavírus. O plantio de mudas de árvores, que deve mobilizar comunidades de fé em todo o Brasil, no próximo Dia de Finados – 2 de novembro – é também para sensibilizar aqueles que, criminosamente, provocam incêndios, ameaçando biomas brasileiros.

 

Na Rensa, o plantio foi feito por dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Região Episcopal, e pelo padre Jean Aguiar, MSC, vigário episcopal da Rensa. Os colaboradores da Cúria Regional e os vigários forâneos também participaram desse momento representando cada uma das foranias da Região Episcopal.

 

Os sacerdotes e leigos presentes ainda vivenciaram um momento de oração, em que refletiram sobre o cuidado com a Casa Comum. Juntos, rezaram a Oração Cristã com a Criação, do Papa Francisco. Na ocasião, dom Vicente e o padre Jean ressaltaram a importância do gesto de se plantar uma árvore e do cuidado com o próximo para viver nos parâmetros da ecologia integral, especialmente nesse contexto de pandemia e de queimadas.

 

A homenagem com o plantio da árvore integra a campanha “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum”, coordenada pelos bispos brasileiros, a partir da CNBB. A iniciativa mobiliza comunidades de todo o Brasil a se organizarem para plantar mudas de árvores em diferentes lugares do país no Dia de Finados.

VEJA TAMBÉM