Você está em:

Programa Rolê das Gerais, da Rede Globo, terá participação do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos

Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) participa, do programa Rolê das Gerais da Rede Globo, que vai ao ar neste sábado, dia 17 de outubro, às 14h30.

A exemplo do Muquifu, também ganham destaque diversas expressões de preservação das memórias das periferias e aglomerados da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Diretor e Curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbano situado no Aglomerado Santa Lúcia, padre Mauro Luiz da Silva explica que o Muquifi mostra os costumes próprios dos aglomerados e é uma referência para a comunidade.

O Museu tem por vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas, verdadeiros quilombos urbanos do Brasil: lugares não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. O acervo da instituição reúne fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos do Estado de Minas Gerais.