Você está em:

Procissão luminosa inspira a fé de peregrinos do Santuário da Padroeira de Minas Gerais

Crédito: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS

Na noite do dia 2 de fevereiro, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais foi iluminado por velas carregadas em uma procissão luminosa. Na Festa de Apresentação do Nosso Senhor, um grupo de peregrinos com aproximadamente 25 pessoas caminhou pelo alto da Serra, revivendo antiga tradição cristã, que atravessa gerações. Durante a procissão, o pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padre Felipe Carvalho de Macêdo, abençoou as velas e presidiu Missa na menor basílica do mundo, a Ermida da Padroeira de Minas.

Em sua homília, padre Felipe Carvalho de Macêdo nos convida a olhar o Evangelho a partir da experiência de José, que aparece de forma discreta nos ensinamentos bíblicos. “Se não fosse José, a Palavra de Deus não teria sido cumprida, pois foi ele, que de forma humilde levou a sua família para que a lei do Senhor fosse cumprida”.

Padre Felipe Macêdo ensina que quando carregamos a vela nas mãos, agimos de modo similar a São José, que carregou o menino Jesus. “Só consegue zelar por Ele quem O carrega também no coração. Só consegue manter a luz acessa quem é capaz de amar a Deus como José amou a Jesus. São José nos ensina a sermos humildes. Mais importante que nós mesmos é trazermos o Senhor dentro de nós, como luz”, afirma.

A Festa da Apresentação do Senhor relembra a passagem bíblica em que Maria e José, no cumprimento de um preceito hebraico, levam o Menino Jesus ao templo. A tradição hebraica estabelecia que os pais deveriam levar seus primogênitos ao templo para serem apresentados aos sacerdotes e  consagrados a Deus.  Após a apresentação de Jesus, um senhor, de nome Simeão, guiado pelo Espírito Santo, entrou no templo. Acolheu o Menino em seus braços chamando-lhe de luz para iluminar as nações. Essa passagem bíblica inspira as procissões com as velas.

A procissão luminosa e a Missa foram transmitidas pela TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750) e redes sociais.