Você está em:

Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano se solidariza com a Igreja no Brasil e com o povo de Manaus

 

A situação pela qual passa Manaus, realidade que pode se espalhar para muitas partes do Brasil nas próximas semanas, tem despertado a solidariedade de muitas pessoas e instituições ao redor do mundo. No dia 20 de janeiro, as palavras do Papa Francisco em sua tradicional audiência às quartas-feiras, deu origem a mensagem de “Solidariedade com o povo de Manaus e com todo o Brasil diante do avanço do Covid-19”, enviada pelo Conselho Episcopal Latinoamericano  (CELAM) à Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Uma chamada urgente

A carta, dirigida a dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, assinada por dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM e da Conferência Episcopal Peruana, ecoa o “urgente apelo à ação ação imediata das autoridades governamentais brasileiras para atuar com a devida diligência, rapidez e eficiência diante da disseminação do contágio da COVID-19 no Brasil, especialmente em Manaus ”, mensagem divulgada em vídeo na última sexta-feira.

Dom Cabrejos diz ter ouvido o pedido do presidente da CNBB e da REPAM-Brasil para que as autoridades “não deixem o povo entregue à sua sorte e ajam com prontidão; bem como a sua invocação à ação solidária de todos os atores sociais ”, algo que a Igreja brasileira tem insistido nos últimos dias. Ao mesmo tempo, a nota recorda a importância e apoia o apelo de dom Walmor “para mudar o modo de vida” e a atenção aos “setores mais vulneráveis”.

O presidente do CELAM, comprometido com “uma Igreja cessante, missionária e sinodal”, recordou as palavras do Papa Francisco em sua carta encíclica Fratelli Tutti, onde somos chamados por Deus a ser uma fraternidade aberta, atitude mais do que necessária diante da grave crise que a Covid-19 tem suscitado em tantos lugares do mundo, inclusive na América Latina, um chamado a tornar realidade “um amor sem fronteiras, sem limites, que vai ao encontro e é capaz de superar qualquer distância de qualquer espécie”.