Pastoral da Educação apresenta projetos e faz balanço de sua caminhada

A Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou aos bispos referenciais dos regionais da CNBB seus projetos dentro do 21º Plano de Pastoral. O encontro, realizado durante a Assembleia Geral dos Bispos, também foi uma oportunidade para a Pastoral da Educação socializar sua caminhada desde 2011, quando foram eleitos seus novos integrantes.

O presidente da Comissão, dom Joaquim Giovani Mol, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e reitor da PUC Minas, dirigindo-se aos bispos referencias, ressaltou a importância das Pastorais funcionarem nos Regionais e dioceses. “As realidades de cada um são diversificadas, mas queremos investir para que cada Regional tenha um bom número de dioceses que se ocupe deste âmbito da cultura e da educação. Nossa Comissão é de fronteira, que nos coloca em diálogo com a sociedade e com o mundo, desafiando-nos. Se queremos estabelecer esse diálogo, precisamos juntos pensarmos em nosso papel como Igreja no mundo da cultura e da educação”, disse.

Congresso Mundial

Dom Joaquim Giovanni Mol falou aos bispos presentes na 50ª Assembleia Geral sobre o Congresso Mundial de Universidades Católicas que acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), de 18 a 21 de julho de 2013, e do evento específico que a Comissão desenvolverá durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), reunindo professores, alunos e reitores de Universidades de todo o mundo.

Projetos

Entre as propostas detalhadas pela Comissão, se destacam, na área da cultura, o projeto de Formação de Agentes da Pastoral da Cultura, destinado aos que, nas Igrejas particulares, se empenham no diálogo da fé com as expressões da cultura local; o projeto Responsabilidade Social Empresarial, em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que deverá oferecer nos próximos anos formação de empresários cristãos, segundo a Doutrina Social da Igreja. Os dois presidentes das Comissões Episcopais e assessores se reuniram durante a Assembleia com os dirigentes da ADCE para encaminhar as linhas de ação deste projeto; o projeto Arte e Artistas, que está sendo desenvolvido com mesmo espírito de diálogo, congregando categorias específicas; e os projetos Fórum Brasileiro de Cultura e Colóquios de Fé e Cultura.

Na área da educação foi confirmada a realização de um Encontro Nacional, em Porto Alegre (RS) nos dias 1º e 2 de setembro e o Encontro de Professores da Rede Pública.

Na área de ensino superior, será realizado o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), em Curitiba (PR), nos dias 12 a 14 de outubro deste ano, e o Encontro das Linhas Gerais da Ação Evangelizadora no Meio Universitário, nos dias 22 a 24 de junho, em Belo Horizonte, para dar continuidade ao texto que unifica a pastoral universitária no Brasil.

Antes da reunião, a Pastoral da Educação acolheu seu novo membro, dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo. A Comissão pretende realizar uma nova reunião com todos os bispos referencias dos 17 Regionais da CNBB, nos dias 23 e 24 de outubro, nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), com o intuito de refletir juntos sobre a identidade e missão das pastorais que formam parte da Comissão. O tema do encontro será “O que é a pastoral da educação da cultura e da universidade, questões fundamentais, desafios, e passos a dar nos Regionais e dioceses”.