Você está em:

Pastoral da Cultura promove formação de agentes e diálogo com artistas

O grupo de colaboradores da Pastoral da Educação e Cultura se reuniu em Belo Horizonte, no dia 5 de outubro. O encontro teve o apoio PUC Minas e contou com a presença do bispo auxiliar de Salvador e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Gregório Paixão.

 

O objetivo foi dar encaminhamento aos projetos: Formação de agentes da Pastoral da Cultura e Arte e artistas, do 21º Plano de Atividades do Secretariado Geral.

 

O projeto Formação de agentes da Pastoral, que deverá ser oferecido a partir de 2013, pretende dar aos agentes conhecimentos fundados no magistério e na experiência da Igreja, assim como elementos básicos das ciências humanas, preparando-os para desenvolverem o diálogo da Igreja com as variadas expressões da cultura.

 

Já o projeto Arte e Artistas, buscará promover a acolhida dos artistas em suas diversas expressões, no espírito proposto por João Paulo II em sua Carta aos Artistas, quando afirmou que a Igreja precisa da arte e convidou os artistas a penetrarem “no mistério de Deus encarnado, (…) a partir da aliança que sempre vigorou entre o Evangelho e a arte”.