Você está em:

Pastoral Carcerária e Universitária realizam curso sobre a Justiça Restaurativa

O Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, por meio da Pastoral Carcerária e da Pastoral Universitária da PUC Minas, realiza, nos dias 12 e 13 de abril o Curso sobre a Justiça Restaurativa.

A Justiça Restaurativa é um novo modelo de justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violências. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidade para que as pessoas envolvidas no conflito possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A ética restaurativa é de inclusão e de responsabilidade social e promove o conceito de responsabilidade ativa.

Temas a serem abordados:
– Sobre a Justiça Restaurativa
– Justiça Restaurativa: definições e debate
– Justiça restaurativa: sua prática
– Passos e tempo de restauração
– O desenvolvimento da Justiça restaurativa

Como acontece o processo restaurativo?
A gestão dos conflitos acontece quando um facilitador auxilia os envolvidos – junto com os membros de sua família /comunidade por eles indicados a iniciarem um processo dialógico, capaz de transformar uma relação marcada pela violência, em relação cooperativa, visando à responsabilização, à reparação de danos, ao fortalecimento de laços comunitários e à prevenção de violências futuras.

Inscrições e informações:
comunicacaopcrbh@yahoo.com.br / restaurebh@gmail.com / (31) 3428-8360