Você está em:

Pascom Brasil promove curso com especialistas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

Para orientar sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito da Pastoral da Comunicação, a Pascom Brasil oferece um minicurso gratuito “LGPD na Pascom”, de 5 a 7 de outubro de 2021. Nas três noites, as formações serão transmitidas pelo YouTube (CLIQUE AQUI) e Facebook da Pascom Brasil (CLIQUE AQUI), a partir das 20h. O minicurso se insere na proposta formativa da Conexão Pascom.

O coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tulius, salienta que o curso surgiu a partir das necessidades levantadas pelos próprios agentes. “Nós começamos a receber muitas mensagens sobre dúvidas quanto à aplicação da LGPD. Com o início das sanções em 1º de setembro, muitos agentes e paróquias ficaram preocupados em saber se estavam utilizando corretamente os dados de fiéis e, até mesmo, de que forma a lei se aplica na Pascom. Foi pensando nisso que propusemos de maneira muito rápida a realização deste minicurso”, disse.

De acordo com Marcus Tulius, foi feita uma consulta junto aos coordenadores regionais e acionado o escritório que presta assessoria jurídica à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre os coordenadores regionais, temos um especialista em segurança digital, que se dispôs a nos ajudar a traçar as linhas a serem abordadas. Também procuramos um colaborador para a parte de direito de imagens e fotografias. O time, de alto nível, está escalado para promover a formação”, afirmou.

Para o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Tiago Síbula, vivemos novos tempos e com ele novos desafios. “Falamos hoje em mudança de época para indicar a força das transformações que enfrentamos, pois  mudaram os gostos, os hábitos, os modos de redimensionar e explicar a vida, o mundo e a comunicação. Como agentes da evangelização, somos convidados a nos preparar para evangelizar de modo inteligente, coerente e eficaz. A formação sobre a LGPD prepara-nos para enfrentar os novos desafios.”

 

Programação

 

O minicurso LGPD na Pascom será realizado de 5 a 7 de outubro, das 20h às 21h30, pelo Facebook e canal da Pascom Brasil no Youtube.

 

5/10, terça-feira

Tema: Direitos da personalidade e princípios da LGPD

Assessor: Dr. Frank Ned Santa Cruz de Oliveira

 

6/10, quarta-feira

Tema: Aplicações da LGPD na comunicação pastoral

Assessores John Câmara e André Fachetti

 

7/10, quinta-feira

Tema: Aplicações da LGPD na comunicação pastoral

Assessores: Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, Dr. Frank Ned Santa Cruz de Oliveira, John Câmara, André Fachetti