Você está em:

Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima, investe na qualidade de seus projetos sociais

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima, está pronta para ajudar ainda mais a comunidade. Neste mês de dezembro, a Sociedade de Obras de Beneficência e Assistência Social e Cultural (Sobras), instituição responsável pelas iniciativas sociais da paróquia, retoma suas atividades com um projeto atualizado, que visa atender mais pessoas de modo muito mais eficaz. O novo projeto envolve a orientação de especialistas em diversas áreas – da educação, social, lazer e administração- com o objetivo de desenvolver um trabalho duradouro.

A exemplo das aulas de judô, que acontecem na sede das  obras sociais, o novo planejamento prevê incentivo  a diversas categorias do esporte, pela sua força educadora no que diz respeito à autoestima, disciplina e saúde.

Por quase 50 anos a Sobras atou na comunidade, socorrendo os mais pobres nos momentos de dificuldades e promovendo a inclusão social. Durante seis anos, em parceria com o Projeto Menor Aprendiz, proporcionou cultura, saúde, esporte, lazer , cultura e diversão a crianças em situação de vulnerabilidade social. Agora, após um período de reestruturação, implanta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  que começa a atuar em parceria com a população local e o poder público.

Para aperfeiçoar o serviço prestado às comunidades, especialmente aos mais pobres, a instituição formou um corpo técnico especializado constituído por uma psicóloga, um assistente social, um educador social, um administrador com domínio em gestão pública, oficineiros e voluntários.

Serão beneficiados grupos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos encaminhados com oficinas de várias modalidades esportivas, dança, música, biblioteca comunitária, arteterapia, atividades lúdicas e rodas de conversa com temas específicos de acordo interesse coletivo. A finalidade é promover o resgate de valores como disciplina, respeito, acolhida daquele que é diferente e organização para a formação do indivíduo para superação de dificuldades decorrentes da vulnerabilidade social e o fortalecimento de vínculos familiares.

A Sociedade de Obras de Beneficência e Assistência Social e Cultural, brevemente contará também com a implantação do Programa Convivência e Afeto para o atendimento à população em situação de rua de Nova Lima, com o objetivo de promover a autoestima e a superação de dificuldades decorrentes da situação, além de criar novos projetos de vida.