Paróquia aposta na arte e na cultura para promover a cidadania

Aula teórica de música no  Núcleo Integrado de Arte, Educação e Valorização da Cidadania

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima, realiza importante trabalho voltado para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos. Os cursos de teatro e música tiveram início, agora, em 2014, e são uma resposta concreta a um desejo alimentado pelo atual pároco, padre José Marcilon, desde 2010, quando  chegou à comunidade.

Segundo Carlos Alberto Ribeiro, coordenador de Projetos da Sociedade de Obras de Beneficência e Assistência Social e Cultural (Sobras), instituição responsável pelas obras da paróquia, o que move o projeto é apostar na arte e no esporte como caminhos para aprimorar a cidadania. “É fundamental agregar e proporcionar mais conhecimento e experiências de qualidade na formação das crianças e dos jovens”, afirma.

No curso de Formação Musical do Projeto Orquestra Jovem, estão matriculados 60 alunos, que têm como disciplinas práticas Instrumento e Canto Coral ( Técnica vocal e Instrumentos)  e   de fundamentação teórica (Musicalização,Percepção Musical e História da Linguagem Musical, em seus vários níveis). Ainda são ministradas aulas de Prática Coral, nas modalidades Coro infantil e adulto; Prática de música de câmara; Prática de orquestra sinfônica; Prática de orquestra de flautas; Prática de orquestra de sopros e Prática de orquestra de Cordas Populares.

Nossas ações têm como objetivo melhorar as condições humanas. Ficamos felizes ao observar que já fazemos a diferença

O curso de Teatro tem 68 alunos divididos em quatro turmas, todas elas bem avaliadas pelos professores Regis Santos, Paula Corrêa, Manuela Rebouças e Hortência Maia.  Embora seja pouco o tempo de trabalho, o retorno, segundo eles, tem sido muito positivo. Otimistas com os resultados iniciais, os professores acreditam que além de proporcionar o desenvolvimento de talentos, o crescimento humano virá com o exercício de técnicas e vivências. “É notório que o teatro contribuiu para a melhora do relacionamento interpessoal, na socialização, dentre outros aspectos”, afirma o coordenador.

O que pode parecer apenas investimento na cultura, segundo Carlos Alberto, é responsabilidade social por inteiro. “Nossas ações têm como objetivo melhorar as condições humanas. Desde a sua fundação, a Sobras tem ajudado as famílias, por meio de parcerias e de doações. E, até hoje, nossas ações só se tornam possíveis porque há pessoas e instituições que estão investindo e acreditando em nosso trabalho. Fazer parte da mudança das crianças e jovens carentes e norteá-los para que tenham condições de um futuro melhor é a nossa recompensa final. Ficamos felizes ao observar que já fazemos a diferença”, afirma.

Os cursos de teatro e música fazem parte do projeto “Núcleo Integrado de Arte Educação, e Valorização da Cidadania”, que teve início  no ano de 2013, com  aulas gratuitas de caratê para crianças e jovens, encaminhados pelas escolas públicas e pelos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS.

Deste modo, a Sobras busca coordenar as obras e movimentos sociais, articulando e desenvolvendo a ação da comunidade, em projetos diversos nas áreas cultural, educacional, social e assistencial. Além disso, é dada especial atenção à defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável. Promover o voluntariado, a ética, a paz, a cidadania e valores universais como a defesa dos direitos da criança e do adolescente, segundo Carlos Alberto, também fazem parte da missão desta obra, junto à comunidade.

Núcleo Integrado de Arte, Educação e Valorização da Cidadania

Reunião de pais dos alunos do projeto Orquestra Jovem

Adolescente recebe atendimento odontológico do Projeto
Criança Aprendiz