Você está em:

Papa presenteia presidente dos EUA com exemplar da Exortação Evangelii Gaudium

 

O Presidente dos Estados Unidos da América, Barak Obama, foi recebido pelo Papa ,em audiência, nessa quinta-feira, dia 27 de março.

 

É a primeira vez que Barak Obama encontra o Santo Padre, pois, na Missa de início do pontificado de Francisco, os Estados Unidos estavam representados pelo vice-presidente Joe Biden. Mas é a segunda vez que o chefe de Estado americano vai ao Vaticano. A primeira vez foi, em 10 de julho de 2009, quando foi recebido pelo Papa Bento XVI.

O Papa acolheu o presidente com um “welcome” (bem-vindo), ao qual Obama respondeu que é uma grande honra encontrá-lo, já que é um grande admirador do Papa Francisco, agradecendo a audiência. A seguir, os dois se reuniram a portas fechadas, com dois intérpretes, numa conversa que durou cerca de 50 minutos. Os dois líderes conversaram durante 50 minutos sobre temas como pobreza, migração e paz no mundo. 

 

Obama declarou que o Papa Francisco é uma inspiração.”Venho a Roma para ouvi-lo”, completou o presidente americano, ao ressaltar que o pensamento do pontífice é “precioso para compreender como podemos vencer o desafio de combater a pobreza extrema e a desigualdade na distribuição de renda. O Papa nos desafia. Implora que recordemos das pessoas, das famílias, dos pobres. Nos convida a parar e a refletir sobre a dignidade do homem”, disse Obama.

Depois das fotos oficiais, houve a troca de presentes. Francisco presenteou Obama com um exemplar da sua Exortação “Evangelii Gaudium” – que Obama disse que provavelmente lerá no Salão Oval da Casa Branca, momento que, certamente, encontrará no texto força e calma.

 

Já o Papa ganhou uma caixa com sementes de frutas e verduras provenientes da horta da Casa Branca. “Uma parte das sementes é para o senhor. A outra parte será doada como obra de caridade em homenagem a Sua Santidade. Se tiver a oportunidade de vir à Casa Branca, poderá visitar o jardim”, disse Obama a Francisco, que respondeu: “Por que não?”.
 

Audiência Geral
 

No dia anterior, na tradicional audiência geral das quartas-feiras, o Papa Francisco foi saudado por dezenas de milhares de peregrinos na Praça de São Pedro.

 

O Santo Padre dedicou a catequese ao  Sacramento da Ordem, compreendida nos três graus de episcopado, presbiterado e diaconado. É esse sacramento que habilita ao exercício do ministério, confiado pelo Senhor Jesus aos Apóstolos, com o pedido de que apascentassem suas ovelhas, “no poder do seu Espírito e segundo o seu coração”. (Confira, aqui, a síntese da catequese do Papa Francisco).

 

Leia, ainda, os resumos das reflexões do Papa Francisco nas homilias das Missas celebradas na Casa Santa Marta, situada nas dependências do Estado do Vaticano:

 

25 de Março de 2014

A SALVAÇÃO É UM DOM QUE SE RECEBE COM CORAÇÃO HUMILDE, COMO FEZ MARIA

 

24 de Março de 2014

DEUS SALVA-NOS NOS NOSSOS ERROS, NÃO NAS NOSSAS SEGURANÇAS

 

21 de Março de 2014

PARA NÃO SERMOS PATRÕES DA PALAVRA DE DEUS, É PRECISO HUMILDADE E ORAÇÃO

 

20 de Março de 2014

PAPA: “QUEM CONFIA EM SI MESMO, E NÃO EM DEUS, ESTÁ FADADO À INFELICIDADE”