Você está em:

Papa João Paulo I é beatificado: “Com o sorriso conseguiu transmitir a bondade do Senhor”

O Papa Francisco presidiu a Missa com o Rito de Beatificação do Papa João Paulo I, na Praça São Pedro, no Vaticano, no último domingo, 4 de setembro. Em sua homilia, disse que, “com o sorriso, o Papa Luciani conseguiu transmitir a bondade do Senhor”.

O Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do dia, no qual Jesus afirma que não pode ser seu discípulo quem não O ama mais do que aos seus entes queridos, quem não carrega a sua cruz, quem não renuncia aos bens terrenos. Para conseguir amar a Jesus, disse o Papa Francisco, “é preciso olhar mais para Ele do que para nós próprios, aprender o amor que brota do Crucificado. N’Ele vemos um amor que se dá até ao fim, sem medida nem fronteiras. A medida do amor é amar sem medida… E o beato João Paulo I viveu assim,” destacou o Pontífice, recordando que com o sorriso, o Papa Luciani conseguiu transmitir a bondade do Senhor. “É bela uma Igreja com o rosto alegre, o rosto sereno, o rosto sorridente, uma Igreja que nunca fecha as portas, que não exacerba os corações, que não se lamenta nem guarda ressentimentos, que não é bravia nem impaciente, não se apresenta com modos rudes, nem padece de saudades do passado, caindo no retrogradismo”, sublinhou o Santo Padre.

Papa Francisco nos motivou a rezar ao novo beato pedindo que “nos obtenha um sorriso transparente, que não engana: o sorriso da alma”.