Você está em:

Papa Francisco faz referência à imagem de Nossa Senhora para homenagear as mulheres

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Papa Francisco dedicou mensagem especial sobre a importância das mulheres para a humanidade. Com força, delicadeza e sobretudo, amor infinito, elas podem regenerar o mundo.

Ucrânia: um exemplo de esperança, força e amor

Para essas mulheres, sejam russas ou ucranianas, ainda que maltratadas, abusadas e vítimas, há a semente de Deus dentro delas, de esperança. “Todos nós olhamos hoje ainda com mais preocupação e desejamos que a paz reine. Quanta violência há contra as mulheres! Chega! Ferir uma mulher é ultrajar Deus”, destacou o Pontífice.

mulheres

Maria e a piedade

A violência contra as mulheres é um problema “quase satânico”, pontuou o Papa e acrescentou: “Qual é a dignidade das mulheres espancadas e abusadas? Uma imagem me vem à mente ao entrar na Basílica. À direita, a piedade de Nossa Senhora, humilhada diante de seu filho crucificado aos olhos de todos. Aquela é a mãe que o criou e está totalmente desolada. É importante refletirmos que ela não perdeu sua dignidade e olhar aquela imagem em momentos difíceis nos dá força. Olhe para Nossa Senhora, fique com essa imagem de coragem”.

O olhar de esperança

Humilhação, sofrimento e dureza de espírito: hoje, no coração de cada mulher, em momentos particulares da vida, se continua vivendo esta oscilação. Há o cuidado e o olhar que se apoia na fragilidade, na dor, por exemplo, dos próprios filhos. O olhar feminino transforma o desânimo e oferece esperança mesmo num cenário de guerra.

“Vêm à mente os rostos das mães que cuidam de um filho doente ou em dificuldade. Quanto amor há em seus olhos, que enquanto choram sabem transmitir esperança! O seu olhar é consciente, sem ilusões, mas para além da dor e dos problemas, oferece uma perspectiva mais ampla, do cuidado, do amor”.