Você está em:

Divulgada a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Divulgada nesta segunda-feira, 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales ( padroeiro dos jornalistas), mensagem especial para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 29 de maio.

Depois de dedicar a mensagem aos verbos “ir e ver”, o Papa dando continuidade ao pensamento, escolheu “escutar”: “Escutar com o ouvido do coração”. Divido em três partes, o texto do Pontífice afirma que a escuta continua essencial para a comunicação humana.

Na primeira parte, Escutar com o ouvido do coração, o Papa Francisco destaca passagens bíblicas, desde o Antigo Testamento, afirmando que a escuta está diretamente ligada à relação dialogal de Deus com a humanidade. “A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus e alerta que a primeira escuta é ouvir a si mesmo”.

A Escuta como condição da boa comunicação é o título da segunda parte, na qual o Papa chamou a atenção para o mau uso da escuta, instrumentalizada para observar, e afirmou que “aquilo que torna boa e plenamente humana a comunicação é precisamente a escuta de quem está à nossa frente”. Outro alerta feito pelo Pontífice é o de insistirmos no diálogo. Citando o filósofo Abraham Kaplan, muitas vezes, “o diálogo não passa de duólogo, ou seja, um monólogo a duas vozes.”

Papa Francisco

O Papa concluiu a mensagem com uma reflexão sobre Escutar-se na Igreja e afirmou que “na ação pastoral, a obra mais importante é o apostolado do ouvido”. Essa observação está em sintonia com o Sínodo sobre Sinodalidade, iniciado em outubro de 2021, da qual a primeira fase é a da escuta.

Confira aqui a íntegra da carta.