Você está em:

Papa Francisco agradece aos salesianos: “Fazem tanto bem à Igreja”

Nesta segunda-feira, 31 de janeiro, a Igreja festeja São João Bosco, nascido em 16 de agosto de 1815 em uma família de camponeses e falecido em 31 de janeiro de 1888.  O Papa Francisco dirigiu uma saudação aos salesianos: “Gostaria de saudar os salesianos e as salesianas, que tanto bem fazem à Igreja. Pensemos neste grande Santo, pai e mestre da juventude. Não se fechou na sacristia e saiu às ruas para buscar os jovens, com aquela criatividade que o caracterizou”.

Papa Francisco já havia dedicado reflexão a dom Bosco em 2020

“Nem pessimista e nem otimista, o salesiano do século XXI é um cristão cheio de esperança, porque sabe que o seu centro está no Senhor, capaz de renovar tudo e tornar a nossa vida próspera”, havia destacado o Pontífice na longa mensagem aos participantes do Capítulo Geral dos Salesianos, em abril de 2020.

O Papa recordou na ocasião, que “um dos “gêneros literários” de dom Bosco eram os sonhos”. Por meio deles, o Senhor abriu caminho na sua existência e na vida de toda a sua Congregação, ampliando a imaginação do possível. Os sonhos o ajudaram a ter novas perspectivas sobre a vida, um deles foi a construção do Oratório São Francisco de Sales, um local de acolhimento e de crescimento espiritual para jovens em vulnerabilidade social.

Dom Bosco foi beatificado por Pio XI em 1929 e canonizado em 1934.

Salesianos