Você está em:

Papa Bento XVI decreta beatificação de Nhá Chica

A Santa Sé divulgou na edição de hoje do Vatican Information Service, o decreto assinado pelo Papa Bento XVI durante audiência com o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que  reconhece o milagre, as virtudes heróicas e autoriza a beatificação da Serva de Deus Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica.

Nascida em Minas Gerais, Nhá Chica  é a primeira bem aventurada brasileira leiga e afrodescendente. A data da cerimônia de beatificação será posteriormente marcada pelo bispo da Diocese da Campanha, dom frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM.

Nhá Chica obteve o titulo de Serva de Deus da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano, em 1991.

Nhá Chica nasceu em São João del Rei (MG) em 1810. Analfabeta, era descendente de escravos. Passou a maior parte de sua vida no município de Baependi (MG) onde se dedicou às obras da Igreja e a ajudar aos mais necessitados.

Construiu uma pequena Igreja dedicada à Virgem Maria ao lado da casa onde morava. Esta Igreja tornou-se o Santuário Nossa Senhora da Conceição. Morreu em Baependi no dia 14 de junho de 1895.

– História de Nhá Chica