Você está em:

Padre Mauro Luiz da Silva publica artigo em livro digital do Museu Histórico Nacional

Padre Mauro Luiz da Silva, curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (MUQUIFU) participa do terceiro volume da série de livros digitais “Educação museal: conceitos, história e políticas” com um artigo sobre os museus e seus processos educativos. A publicação foi disponibilizada pelo Museu Histórico Nacional.

Padre Mauro contribuiu com a publicação apresentando o artigo “Bolo de cenoura com cobertura de chocolate e museus comunitários: Elos poéticos e afetivos nos processos educativos do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos”.

O artigo aborda as diferentes formas de se estar em um museu e teve como inspiração uma visita à exposição “Ndê!” no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), pelo Coletivo MUQUIFU, em 2018. Na ocasião, a amiga do padre, Fátima Colares ofereceu aos visitantes um bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Outra amiga, Justina Ferreira, doou a “Cama da Doméstica”, que fica na Exposição “Doméstica, da escravidão à extinção”.

Com o tema “Sistematização da educação museal: planejamento, registro e avaliação de ações educativas museais & Teoria educacional, formação, pesquisa e comunicação na educação museal”, a edição tem prefácio da doutora em Ciências Maria Esther Alvarez Valente e traz textos de educadores da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma contribuição internacional (México).

“O livro contempla uma profusão de ideias e iniciativas que nos deixam orgulhosos da direção que diferentes profissionais de museus, imbuídos do mesmo espírito renovador, tomam para consolidação do campo de conhecimento da Educação Museal”, aponta a professora Maria Esther no seu prefácio.

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a série conta com cinco volumes no total. A proposta é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área. Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos.

Acesse o link para fazer o download gratuito do novo volume, assim como os dois anteriores: https://bit.ly/3uLQZO2