Você está em:

Padre Eustáquio: fiéis participam das celebrações em memória do mensageiro da Saúde e da Paz

Quem visitou o Santuário da Saúde e da Paz neste domingo, dia 30 de agosto, certamente teve a oportunidade de conhecer muitas histórias bonitas de fé, devoção e graças alcançadas pela intercessão do Bem-Aventurado Eustáquio. Milhares de fiéis participaram, ao longo de todo o dia, das celebrações da 72ª Festa de Padre Eustáquio.

Às 15h dom Walmor presidiu Missa que foi concelebrada pelos padres da Congregação dos Sagrados Corações. O Arcebispo destacou os ensinamentos deixados por Padre Eustáquio “Ele foi um grande missionário, indo sempre ao encontro das pessoas, principalmente das mais simples. Com sua mensagem “Saúde e Paz” nos mostrou que a saúde que a gente precisa e a paz que a gente quer podem ser buscadas em uma fonte inesgotável, que é Deus”.

Padre Marcus Vinícius Maciel, postulador da causa de canonização de Padre Eustáquio, disse que um número cada vez maior de devotos procura o Santuário para relatar graças alcançadas: “Várias dessas histórias de cura e superação já foram documentadas e o processo de canonização já está em andamento no Vaticano”.  

Além da celebração de 15h, ao longo do dia foram celebradas Missas às 6h, 7h, 9h (presidida por dom Luiz Mancilha, arcebispo de Vitória), 11h (Missa presidida pelo cardeal dom Serafim Fernandes), 13h, 17h e 19h (Missa presidida por dom João Justino).

Padre Eustáquio nasceu na Holanda em 3 de novembro de 1890. Filho de uma família muito católica, desde muito cedo desejou ser padre. Foi um dos três primeiros padres da congregação dos Sagrados Corações enviados ao Brasil. Seu primeiro campo pastoral foi Água Suja (hoje Romaria), no interior de Minas, onde permaneceu por 10 anos. Em abril de 1942 foi enviado para Belo Horizonte para cuidar de uma paróquia recém-criada, a São Domingos. A matriz provisória funcionava na capela Cristo Rei, Vila Celeste Império. Aos 16 de maio de 1943 lançou a pedra fundamental da atual Igreja dos Sagrados Corações, conhecida como Igreja do Padre Eustáquio, no bairro Padre Eustáquio. Mas aos 30 de agosto do mesmo ano veio a falecer, sua partida comoveu toda a cidade de Belo Horizonte. O processo de Beatificação de Padre Eustáquio terminou com a grande solenidade da Festa de Corpus Christi, em Belo Horizonte, no dia 15 de junho de 2006. No Estádio Mineirão superlotado de devotos, na chamada “Torcida de Deus”, o delegado do Papa, Cardeal Saraiva Martins declarou oficialmente Padre Eustáquio com Beato.

Imprensa:
TV Globo
TV Alterosa
TV Horizonte
Rádio Itatiaia
Jornal O Tempo

Dom Walmor escreveu uma oração especial para Padre Eustáquio. Leia abaixo a oração e reze você também com sua família.

Oração do Bem-Aventurado Eustáquio

Pai de Misericórdia,/ Deus de toda consolação,/ pela intercessão do Bem-Aventurado Eustáquio,/ missionário da Saúde e da Paz,/ olhai benignamente vosso povo,/ este tempo de sua historia,/ e concedei a cada um de nós a graça de que precisamos/ para que na inteireza física e espiritual,/ reconciliados convosco,/ sejamos vossos instrumentos/ para edificação da sociedade,/ na justiça,/ na solidariedade, e no amor, anunciando, a caminho, o Reino definitivo./

(Silencio para suplicar a graça a ser alcançada)

Por Jesus Cristo Senhor da Paz,/ nosso irmão, Mestre e Redentor,/ fazei-nos, passo a passo, no seu seguimento,/ peregrinos e aprendizes,/ no diálogo, e na cooperação mútua,/ na partilha solidária com os pobres da terra,/ na fidelidade aos valores do Evangelho da vida/ e na ternura com o outro,/ vossas criaturas,/ promover,/ experimentar e compartilhar o dom da paz: paz, justiça e benignidade;/ paz, perdão e entendimento recíproco;/ paz, bem-querer a cada irmão e irmã, por uma espiritualidade de cotidiana reconciliação.

Pela ação amorosa e invisível do vosso Espírito Santo,/ saúde dos enfermos,/ doador dos dons e luz dos corações,/ favorecei-nos,/ para que livres de males, perigos e doenças/ sejamos cidadãos do Reino,/ na alegria que nos irmana,/ na fé que nos faz ver o invisível,/ na esperança que firma nossos passos/ e na caridade que nos faz atravessar o tempo/ e nos prepara para a vida que não passa,/ na eternidade do vosso Amor./ Amém.