Você está em:

O sopro de Deus fortalece a vida em comunidade

Propomos nesta edição a realização de um encontro de catequese tendo como tema Pentecostes. Para isso, sugerimos preparar o ambiente colocando faixas escritas, alusivas aos dons do Espírito Santo.

Recitar o refrão:

Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser permanece em nós!

Leitor 1
O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres.
Leitor 2  Enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista;
Leitor 3 Para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor ( Lc 4, 18-19).

Refrão:
Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em nós!

Catequista: Jesus realizou muitas ações, colocando seu amor em prática. Fez o melhor para o povo, movido e iluminado pelo Espírito Santo.
Todos: Senhor, nós também queremos que o Espírito Santo nos ilumine e nos ajude a ser como Jesus.

Refrão: Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra: inunda meu ser, permanece em nós!


O diálogo com os participantes e a dinâmica

Perguntar aos integrantes da turma quais as qualidades, dons, que cada um possui e como são colocados em prática na família, na comunidade e na sociedade.

Distribuir a turma em pequenos grupos. Cada um recebe um envelope com letras para formar uma das palavras a seguir: FOGO ou  VENTO. Desembaralhar e formar uma palavra de cada vez e conversar sobre a mesma.  Anotar as respostas em um cartaz e deixar em local bem visível.

Instigar os participantes  com as perguntas: Quais são as ações do fogo? E do vento? E, se preciso,  ajudar o grupo quanto à percepção do fogo como algo que destrói, queima, aquece, dá calor, força, luz… e do vento que é sopro, força, vida, frescor, mas também destrói e derruba.

Em seguida entregar os outros envelopes, cada um com uma das palavras:  COMUNIDADE,   IGREJA, ESPÍRITO SANTO e  PENTECOSTES. Após desembaralhar as palavras, o grupo conversa e completa o cartaz (veja exemplo ):
 

Aprofundar a reflexão com a leitura Bíblica (Atos 2, 1-8)


Retomar o cartaz confeccionado com os dons do grupo: Assim como Jesus que, movido pelo Espírito Santo, colocou sua vida e seus dons a serviço da comunidade, cada um de nós, também, ao partilhar os dons, está sendo motivado e iluminado.  

É importante dar prosseguimento às atividades conversando com o grupo sobre o prêmio Bom Exemplo, que é promovido por uma emissora de televisão. São colocadas em destaque e apontadas como exemplo para o povo pessoas que gratuitamente se doam, proporcionando diferentes e importantes serviços. Elas buscam melhorar a qualidade de vida da comunidade na qual estão inseridas e afetam, positivamente, toda população, de modo direto ou indireto.

Vivenciar a solidariedade no dia a dia

Quais são as pessoas da sua comunidade que, inspiradas pelo Espírito Santo, são exemplo de coragem, força, solidariedade e partilham seus dons? Façam um cartaz com o nome dessas pessoas, que são multiplicadoras dos dons do Espírito Santo.
 
Canto: O ideal é que as pessoas formem  um círculo para  cantar a musica: “Sequência de Pentecostes”
Espirito de Deus, enviai dos céus, um raio de luz…. (acompanhe no vídeo abaixo)

 

Toda a comunidade deve ser convidada a dizer

Uma comunidade existe pela união das pessoas que se amam. Nela, o Espírito Santo atua, dando força e coragem para agir como Jesus agiu. Destrói tudo o que pode atrapalhar a união e o amor entre as pessoas, pois, onde há amor, todos se entendem. A linguagem do amor é universal.

Ana Angélica Ribeiro
Catequista da Região Nossa Senhora da Esperança