Você está em:

Vaticano apresenta novo site, interativo, dedicado à “Encíclica Fratelli tutti”, do Papa Francisco

O Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral anuncia o site especial dedicado à Encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti”. Pode ser consultado entrando na homepage do Dicastério: www.humandevelopment.va e também com acesso direto pela URL www.fratellitutti.va .

O site, criado com a colaboração do Dicastério para a Comunicação, visa divulgar de forma abrangenete e inclusiva a mensagem sobre a fraternidade e a amizade social da Encíclica, aprofundando e dando a conhecer todos os aspectos do texto e do magistério da Santa Igreja.

A página, intuitiva e de consulta rápida, atualmente é desenvolvida em três idiomas (italiano, espanhol e inglês), mas também contém inúmeros recursos em outros idiomas, incluindo francês, português, árabe e chinês.

O menu da página inicial, na cor laranja, a mesma da edição impressa da Encíclica, está dividido em seções, sendo constantemente atualizado.E está assim organizado:

  • Introdução geral;
  • “A Encíclica” , onde se oferece a possibilidade de fazer o download do texto nas línguas disponíveis e de rever o vídeo da conferência de apresentação do dia 4 de outubro, realizada na Sala do Novo Sínodo do Vaticano;
  • “Reflexões” , que inclui comentários e análises dos Superiores do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, de representantes das Igrejas locais, de representantes de organizações internacionais, religiosas e outras; bem como por especialistas internacionais;
  • “Notícia”, em que são apresentados artigos jornalísticos, vídeos e entrevistas relativas ao “Fratelli tutti”;
  • “Recursos” , que reúne infográficos e outros materiais para posterior estudo e reflexão, como a Oração ao Criador composta expressamente para a Encíclica. Por fim, as páginas contêm o link multimídia para o canal social do Twitter para compartilhamento direto das seções de interesse.

Uma importante janela é dedicada, na seção “Notícias”, ao link direto com as últimas notícias do Vaticano, adaptadas  ao estilo do site.

Estão em curso trabalhos de ampliação dos idiomas em que estarão disponíveis os diversos conteúdos, bem como uma seção que reúne os vídeos de apresentação da Encíclica (alguns dos quais já visíveis no Youtube, na Playlist “Irmãos todos”).

Também há um espaço para a partilha das contribuições que possam partir das Igrejas locais, de organizações, associações e comunidades religiosas , e “Iniciativas” destinadas a concretizar a mensagem contida na Carta Encíclica “Fratelli tutti”.