Você está em:

Nota de solidariedade pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Luiz Gonzaga Fechio, dom Wilson Angotti e dom João Justino de Medeiros e a Arquidiocese de Belo Horizonte se solidarizam com os familiares e amigos do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior.

Dom Joviano era mineiro de Uberaba e trabalhou na CNBB como Delegado junto ao Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (2003-2009); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (2007 – 2011) e presidente da Comissão para os Textos Litúrgicos (CETEL) (2007 – 2011).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota de pesar. 

Nota de condolências pelo falecimento de dom Joviano de Lima Júnior

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Júnior, SSS. Apesar da tristeza da notícia, renovamos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, no qual depositamos a nossa certeza e esperança.

Mineiro de Uberaba, dom Joviano era membro da Congregação do Santíssimo Sacramento, na qual ingressou em 1964. Teve uma atuação ministerial bastante profícua em diversas outras cidades do Brasil e do exterior. Como conselheiro e vigário geral, foi, por diversos anos, responsável pelas regiões da Congregação na Ásia e na África.

Nomeado bispo em 1995, foi enviado para a diocese de São Carlos, e em 2006 foi transferido para a arquidiocese de Ribeirão Preto. Nestas duas dioceses, desempenhou um serviço animando a pastoral, sempre com a marca de seu dinamismo missionário.

Na Conferência Episcopal, dom Joviano foi uma presença importante e produtiva. Foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, membro do Conselho Econômico da CNBB e presidente da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.

Como bispo delegado da CNBB para os Congressos Eucarísticos Internacionais, esteve no Canadá em 2008, e também na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2008 em Roma.

“Deus está conosco”: que este lema episcopal de dom Joviano ilumine nesta hora o Povo de Deus da Arquidiocese de Ribeirão Preto, e sirva de inspiração também em seu dinamismo e ardor apostólico. Nosso abraço fraterno também aos familiares e aos Religiosos Sacramentinos.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB