Nota de solidariedade: Igreja se despede do Cardeal Hummes

O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares, sacerdotes, diáconos e demais evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte estão unidos em solidariedade e orações pelo falecimento do cardeal Cláudio Hummes, nesta segunda-feira, 4 de julho,  em São Paulo.

Dom Walmor, em mensagem, destacou a trajetória exemplar do cardeal Hummes no coração da Igreja:

Saúde e paz!

“Não se esqueça dos pobres”, eis a indicação preciosa de quem vive a fé com autenticidade e coragem, máxima que acompanhou o cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, em sua trajetória. De carisma franciscano, cultivou a simplicidade e o coração aberto para sempre servir.  A exemplo de Cristo, conquistou respeito e admiração, consolidou-se líder, justamente por se fazer próximo, servidor de cada pessoa, especialmente dos pobres, dos indígenas.

Dom Cláudio Hummes evangelizou com a sua vida, com a sua presença firme, forte, mas, ao mesmo tempo, gentil e fraterna. Deus agora o chama: “Servo bom e fiel, venha participar da alegria de teu Senhor”. Dom Cláudio Hummes, como sempre fez, acolhe o chamado do Alto, segue o Caminho, concluindo a sua jornada entre nós. No coração de cada um, deve continuar a ecoar o pedido de Dom Cláudio, que inspira o Papa Francisco em seu magistério: “Não se esqueça dos pobres”, ouviu o nosso amado Papa do Cardeal Hummes ao ser eleito Sucessor de Pedro. Indicação vivida por Dom Cláudio, inspiração para os que buscam genuinamente viver a fé cristã-católica.

Deus acolha o Cardeal Hummes, concedendo-lhe o descanso, e inspire cada um de nós na vivência de seus exemplos.