Você está em:

Nota de falecimento – padre Johan Konings, SJ

Padre Konings, SJ, foi definitivamente chamado por Deus Pai: “Servo bom e fiel, venha participar na alegria do teu Senhor.” Sua morte, humanamente, nos enche de pesar. Sua vida e ministério são um precioso dom de Deus para a Igreja na Companhia de Jesus. Seu legado acadêmico, científico e humanístico-pastoral uma preciosa herança para a sociedade. Uma inesquecível presença fraterna, amiga, evangelizadora. Padre Konings foi agraciado com o dom de uma inteligência especial e com sensibilidade singular, tornando os muitos trabalhos da Igreja ainda mais brilhantes e fecundos com a sua dedicação exemplar. Sinto a sua partida, guardando no coração a saudade de sua presença entre nós, tão amiga e solidária, vigorosa e terna. Dentre as muitas lembranças, guardo o caminho que começamos juntos, a tradução oficial da Bíblia da CNBB. Ele, capitaneando a tantos, o baluarte desta conquista. Uma competência especial na convivência inspirando a missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Deus o acolha em sua infinita misericórdia. Descanse em paz! (Dom Walmor Oliveira de Azevedo, sobre o falecimento do padre Johan Konings)

Com tristeza, informamos que o pad­re Johan Konings, SJ faleceu neste sábado, 21 de maio de 2022, em decorrência de um aneurisma cerebral, sofrido na sexta-feira, dia 20. O sacerdote estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa.

Padre Konings nasceu na Bélgica em 1941, onde se tornou Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina, ligado ao Colégio para a América Latina (Fidei Donum). Veio para o Brasil em 1972. Foi professor de exegese bíblica na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (1972-82) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984). Em 1985, ingressou na Companhia de Jesus (jesuítas) e, a partir de 1986, lecionou exegese bíblica na FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2011.

Padre Konings contribuiu para a formação de muitas gerações de evangelizadores e, mais recentemente, dentre seus muitos trabalhos para a Igreja no Brasil, dedicou-se à tradução da Bíblia, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao lado do arcebispo dom Walmor, do padre Luís Henrique Eloy e Silva, dentre outros evangelizadores.

Dom Walmor e os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís, dom Vicente Ferreira, dom Nivaldo Ferreira, dom Júlio César e dom Joel dos Santos se solidarizam com familiares, amigos e religiosos jesuítas, suplicando a Deus que acolha padre Konings, notável evangelizador que inscreveu seu nome na história da Igreja por muito se dedicar ao Povo de Deus.

Velório

 
O velório será no auditório Dom Luciano Mendes de Almeida da FAJE (Av Dr. Cristiano Guimarães, 2127, bairro Planalto, Belo Horizonte, a partir das 8h. Às 13h, será vivido um momento de oração e, às 15h, celebração da Eucaristia. O sepultamento será às 16h30 no Cemitério Bosque da Esperança.