Você está em:

Nota de falecimento: Monsenhor Hélio Ângelo Raso

O arcebispo dom Walmor, os bispos auxiliares – dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís e dom Vicente Ferreira, dom Nivaldo Santos Ferreira e dom Júlio César Moreira -, padres, diáconos, consagrados, consagradas e evangelizadores leigos da Arquidiocese de Belo Horizonte se solidarizam com familiares e toda a comunidade  do Convivium Emaús pelo falecimento do monsenhor Hélio Raso, nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro.

O sacerdote, dedicado servidor do Povo de Deus  na Arquidiocese de Belo Horizonte, foi pároco em diferentes paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, atuando também como  reitor e formador do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, na década de 1960. Viveu seus últimos anos em acolhedora comunidade, no Convivium Emaús, onde residia.

Em preces, supliquemos a Deus que, em sua infinita misericórdia, acolha monsenhor Hélio.

O velório e o sepultamento do monsenhor Hélio Raso, em razão da pandemia e da necessidade de se respeitar o distanciamento social, serão restritos a poucas pessoas. O convite é para que seus amigos e os fiéis possam se unir em oração de suas casas e homenageá-lo com preces. A Missa de Exéquias será às 8h30 desta quinta-feira, dia  18 de fevereiro, no Convivium Emaús,  com transmissão pela página do Facebook do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej). Clique aqui para acompanhar. 

Monsenhor Hélio Ângelo Raso

Monsenhor Hélio Ângelo Raso, nasceu em 29 de julho de 1930, na cidade de Barbacena, Minas Gerais, filho de Januário Raso e Zeferina Fontana Raso. Fez seus estudos de Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado Diácono em 31 de outubro de 1954 na Igreja do Colégio Pio Latino Americano, em Roma, tendo como bispo ordenante, Dom Ottaviano Marquez Y Toris (Mexicano) e Presbítero em 8 de dezembro de 1954, na Igreja São Marcelo Al Corso, em Roma, sendo também o bispo ordenante, Dom Ottaviano Marquez Y Toris (Mexicano).

Monsenhor Hélio foi Capelão da Congregação Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor de Angers, em Belo Horizonte, de 1994 a 1995. Pároco da Paróquia Bom Pastor, bairro Dom Cabral, de 1995 a 2001, capelão da Congregação das Irmãs de São João Batista – Batistinas-, bairro Floresta,  e  capelão do Colégio Nossa Senhora das Dores, bairro Floresta, atuando nas duas instituições desde 2001.