Você está em:

Nota de Falecimento – Dom Enemésio Ângelo Lazzaris

Nossa solidariedade aos familiares e amigos de dom Enemésio Ângelo Lazzaris , Bispo de Balsas, diocese localizada no Sul do estado Maranhão, que faleceu neste domingo, 2 de fevereiro.

Dom Enemésio  se formou em Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e esteve à frente por seis anos do Lar dos Meninos Dom Orione, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Dedicou a sua vida ao anúncio do Evangelho e ao serviço ao Povo de Deus. Seu ministério foi marcado pelo amparo aos mais pobres, especialmente pela luta por justiça social em centenas de comunidades do campo.

Trajetória

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris nasceu em 19 de dezembro de 1948, em Siderópolis (SC). Era religioso da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, também conhecida como Filhos da Divina Providência ou simplesmente Orionitas. Foi nomeado bispo de Balsas em 2008. Dom Enemézio integrou a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (2011 – 2015); participou ativamente do Grupo de Trabalho de Combate ao Trabalho Escravo (2012-2016); foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (2012-2018) e o primeiro presidente da Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (2017- 2019).