Você está em:

#NossaHistóriaNasComunidades: São Gonçalo, rogai por nós

A Igreja Matriz São Gonçalo é uma das primeiras edificações de Contagem, referência na história, religiosidade, serviço aos mais pobres e à cultura no município. Os primeiros registros sobre templo são do século 18. Na sua origem, era uma pequena capela, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, do antigo Arraial Curral del Rei, povoado que deu origem a Belo Horizonte.

Em 1825, a Capela São Gonçalo foi substituída por uma construção mais ampla, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separando-se da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. No interior da Igreja está a imagem do padroeiro, São Gonçalo do Amarante, e da Padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Com mais de um século e meio de história, a Paróquia São Gonçalo, de Contagem, guarda singulares momentos do caminho evangelizador e missionário da Arquidiocese de Belo Horizonte. Veja a nossa galeria de imagens.

“Nossa história nas comunidades”

A Arquidiocese de Belo Horizonte está contando a sua história a partir da sua rede de comunidades de fé. Para essa missão, pede a ajuda de seus evangelizadores, especialmente dos padres, profissionais das secretarias paroquiais e agentes da Pastoral de Comunicação. O objetivo é reunir um acervo com fotos e outros registros que testemunhem a história de cada comunidade paroquial. Podem ser registros fotográficos de eventos especiais, de evangelizadores marcantes, ou mesmo cartas e mensagens que ajudem a apresentar a história das comunidades paroquiais.

A iniciativa busca resgatar imagens, textos e outros registros que estão nos arquivos das paróquias e comunidades de fé. Preciosidades que merecem ser mais conhecidas por todos, pelo valor histórico e afetivo. Vamos publicar esse tesouro nas redes sociais, sites e meios de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O endereço de e-mail para nos enviar os registros de sua comunidade paroquial é: imprensa@arquidiocesebh.org.br. 

Importante registrar, em breve texto, o histórico do registro que está sendo partilhado.