Você está em:

No Espírito Santo, dom Walmor celebra instalação do Regional Leste 3 da CNBB

O arcebispo e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou na manhã deste sábado, 11 de dezembro, da Celebração Eucarística de instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Santuário Divino Espírito Santo, localizado no Centro de Vila Velha, no Espírito Santo.

O novo Regional é composto pelas Igrejas particulares do Estado do Espírito Santo, sendo as dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, de Colatina e de São Mateus; e a Arquidiocese de Vitória. A Celebração marca o início das atividades que serão desenvolvidas no decorrer dos próximos anos tendo reunido, bispos, padres, autoridades políticas, religiosos e religiosas, seminaristas, membros da CNBB de outros estados e fiéis das dioceses capixabas.

Regional terá muitos desafios

De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Vitória e presidente do Leste 3, Dom Frei Dario Campos, a instalação é uma realidade que foi desejada ao longo de todos esses anos de evangelização no solo espírito-santense. “Deus nos agraciou com este Regional em tempos tão desafiantes, a exemplo da pandemia que estamos enfrentando”, afirmou dom Dario.

A criação do Regional Leste 3  foi aprovada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, no dia 14 de abril de 2021.

Entre as oportunidades e forças vislumbradas com o novo Regional, está a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais Missionárias, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.