NESP: fé e política são fundamentais para a sociedade

A união entre fé e política é o tema do quarto vídeo preparado pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) para estimular a cidadania e a reflexão sobre o voto.

A Igreja Católica sempre colaborou para o avanço das instituições políticas no Brasil. Um dos exemplos é a Lei 9840, que pune a compra de votos e outros crimes eleitorais. Esta foi a primeira lei de iniciativa popular promulgada no Brasil e nasceu do projeto “Combate à corrupção eleitoral”, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB.

Segundo Márcia Sacramento, do Movimento Mineiro de Fé e Política, a participação efetiva dos cidadãos é importante para promover a transformação social. “O Reino de Deus pressupõe a justiça, a fraternidade, a solidariedade, a igualdade, e, para isso, precisamos nos empenhar”.

Os dez episódios que compõem a série fazem parte da campanha “Eleições 2012: voto na cidade” do NESP, grupo constituído por representantes da Arquidiocese de Belo Horizonte e da PUC Minas. Clique aqui para ler mais sobre o trabalho desenvolvido pelo NESP.

Veja o 4º episódio completo: