Você está em:

Museu de Ciências Naturais PUC Minas recebe dois troncos fósseis de pelo menos 90 milhões de anos

O Museu de Ciências Naturais PUC Minas recebeu na segunda-feira, 29 de novembro, dois troncos fósseis, que possuem pelo menos 90 milhões de anos. As peças foram encontradas por um estudante da PUC Minas que, ao passar em frente a uma garagem de equipamentos pesados, no bairro São Francisco, em Belo Horizonte, identificou os troncos e partilhou sobre o achado com o Museu da PUCMINAS.

Os troncos pertenciam ao Sr. Ader Sturzeneker, já falecido, e foi doado por seus filhos Luís Cláudio e Marcos.

Os fósseis perderam sua madeira e foram substituídos por mineral. De acordo com o biólogo do Laboratório de Paleontologia do Museu, Marco Aurélio Cerqueira Veloso, os pesquisadores irão determinar qual espécie de árvore a que pertence os troncos e também será feita a análise mineral. “Se conseguirmos identificar, irá mostrar como era uma região em determinada época, como seria a vegetação a qual pertencem os troncos. Todo tronco fóssil é bem raro”.

Para retirá-los, o Museu entrou em contato com a Agência Nacional de Mineração, que utilizou uma retroescavadeira para remover com cuidado as peças, que pesam de 300 a 400 quilos cada uma. Os troncos passarão por tratamento e ficarão disponíveis para visitação.