Você está em:

Mostra apresenta trabalhos tecnológicos de alunos da PUC Minas

Estudantes de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação da PUC Minas, com orientação de professores, desenvolvem trabalhos acadêmicos que beneficiam deficientes visuais pela tecnologia, como o sensor de proximidade localizado no corpo do deficiente visual, que irá vibrar com intensidade proporcional à distância dos objetos, evitando a colisão do usuário.

Outros trabalhos estarão em exposição durante a Feira de Integração Curricular, que acontece nesta quarta-feira, dia 6, no campus Coração Eucarístico (entre os prédios 3 e 15). A Feira está inserida na Mostra Tecnológica do Instituto Politécnico (Ipuc) da Universidade, que reunirá, a partir desta segunda-feira, dia 4, até o dia 6, trabalhos dos alunos dos cursos de Engenharia da Universidade, como Civil, Produção, Mecânica com linha de formação em Mecatrônica, de Controle e Automação, Elétrica, de Energia, Metalúrgica e Química.

A Feira de Integração Curricular também está inserida no 9º Seminário Integrado do Curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, que acontecerá de segunda a sexta-feira, 4 a 8 de junho, com palestras, minicursos e mesas-redondas. As atividades do 9º Seminário acontecerão no Teatro João Paulo II, prédio 30, e no auditório 3 do prédio 43, campus Coração Eucarístico. Esse evento conta com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Inovação (Nutei) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade e do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

Bilhetagem eletrônica
O Sistema de Bilhetagem Eletrônica por Biometria (Sibet), trabalho de conclusão de curso orientado pelo professor Hegler Kelser de Araújo Rocha, mostra um sistema de bilhetagem eletrônica biométrica para automação no controle de acesso em pequenos ou grandes espaços, onde se tem enormes concentrações de pessoas. O Sibet está preparado para integração on-line com os servidores de segurança pública. Para o usuário comprar o bilhete, basta ter acesso à internet e ter um leitor biométrico incorporado em seu computador. Se o usuário não tiver um terminal de acesso próprio, ele poderá se deslocar para qualquer ponto de venda credenciado pelo provedor do evento.

A Feira de Integração Curricular reunirá trabalhos divididos em três grupos: Trabalhos Interdisciplinares (TIs), feitos pelos alunos do primeiro e terceiro períodos; Trabalhos Acadêmicos Integradores (TAIs), de alunos que estão entre o sétimo e nono períodos; e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), para aqueles que já estão se formando, no décimo período. A FIC representa, semestralmente, a síntese de todo o trabalho realizado por esses alunos, culminando com a apresentação à comunidade acadêmica e à sociedade. Ao todo, serão apresentados mais de 50 trabalhos.

Confira a programação completa no site www.ipuc.pucminas.br/eitec

 

Outras informações: (31) 3319-4224.