Você está em:

Missa na Catedral Cristo Rei celebra início do Ano Jubilar Centenário do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou Missa nesta terça-feira, 15 de março, aniversário de 99 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), na Catedral Cristo Rei, marcando o início de um tempo especial: o Ano Jubilar Centenário do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, a ser vivido até 15 de março de 2023, quando o Sacej completa um século de história a serviço da evangelização.

Na celebração desta terça-feira, estiveram reunidos com dom Walmor o bispo auxiliar dom Joel Maria dos Santos, o reitor do Sacej, padre Evandro Campos Maria, sacerdotes formadores, colaboradores e seminaristas, para agradecerem a Deus pela trajetória do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, instituição que formou muitos sacerdotes para o serviço ao Povo de Deus. A Missa também ficou especialmente marcada na vida dos seminaristas que estão no 4º ano de Teologia. Eles foram instituídos no ministério de Acólito.

Na homilia, dom Walmor disse que o Ano Centenário é oportunidade para revisitar a história do Sacej, envolvendo muitos professores, padres, colaboradores, famílias e seminaristas. Dom Walmor recordou, dentre as singularidades da história do Seminário, que o primeiro presidente da CNBB foi reitor do Sacej. Trata-se do cardeal Carlos Vasconcelos Motta  – o Cardeal Motta – arcebispo de São Paulo (1890-1992). “Revisitar a trajetória do Seminário é abrir caminhos com horizontes mais largos para uma história que precisa continuar”, disse dom Walmor. Por isso, o Arcebispo afirmou que o Ano Jubilar é uma bênção. “Iniciamos o Ano Jubilar festivamente, oportunidade para conhecer mais o Seminário e, assim, amá-lo cada vez mais”.

O Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus foi fundado em março de 1923, pelo primeiro arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral, tendo sua primeira sede na Rua Rio Grande do Norte. Em 2009, dom Walmor abençoou a pedra fundamental onde hoje é a sede do Sacej,  no Convivium Emaús,  bairro Coração Eucarístico.