Você está em:

Jornada Mundial dos Pobres: Arquidiocese realiza manhã de atividades que promovem o acesso à cidadania

Durante toda esta semana, a Igreja, em todo o mundo, está vivenciando a Jornada Mundial dos Pobres, por ocasião do Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco, que será celebrado no domingo, dia 19 de novembro. Na manhã desta quinta-feira, dia 16, milhares de pessoas participaram, no Parque Municipal de Belo Horizonte, de uma ação realizada pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte com o apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais.

Foram oferecidas orientações jurídicas, atendimentos para encaminhamentos para vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) e para a emissão de documentos, oficinas de artesanato, cortes de cabelo, aferição da pressão arterial, alimentação e outras ações para o acesso à cidadania.

O bispo auxiliar dom Otacílio Lacerda acompanhou o mutirão e reforçou que as atividades que estão sendo realizadas por ocasião da Jornada Mundial dos Pobres são uma expressão das muitas ações que já são realizadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte, mas também ressaltou que o Papa nos pede que todas as pessoas tenham ações concretas, durante todo o ano “Não se ama apenas com as palavras, o amor exige ações”.

Bruno Alves, de 37 anos, que hoje se encontra em situação de rua, disse que a mobilização realizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte é muito importante para que os moradores de rua possam resgatar a cidadania por meio da emissão de documentos e candidatura a oportunidades de trabalho e também ressaltou que, com a ajuda da Pastoral de Rua, está conseguindo se organizar para ter a sua casa própria “Eu estou em situação de rua por ter passado por problemas familiares e afetivos, mas já estou com tudo encaminhado para que eu tenha minha própria casa, por meio de programas sociais, tudo com o apoio da Pastoral e da Arquidiocese”.

Ontem, dia 15, foi realizada uma Missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição com a presença de pessoas amparadas pela Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição e pelas pastorais sociais da Arquidiocese de Belo Horizonte. No domingo, dia 9, o arcebispo dom Walmor preside Missa no Santuário Nossa Senhora da Piedade em comunhão com moradores de rua.

 

Dia Mundial dos Pobres - Ação no Parque Municipal de Belo Horizonte