Você está em:

Live sobre Francisco e a Sinodalidade

O ANIMA PUC Minas transmitiu live inspirada no Sínodo dos Bispos tratou sobre o tema “ Francisco e a Sinodalidade”, contou com a participação da professora Alzirinha Souza, doutora e mestre em Teologia, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT) da PUC Minas e membro da equipe de reflexão sobre sinodalidade na Arquidiocese, e mediação do professor Edward Guimarães.

A professora destacou inúmeros aspectos do papado de Francisco desde a sua nomeação em 2013, resumindo caminhada pastoral do Pontífice nas dimensões cultural, administrativa e pragmática. Para além desses aspectos, também chamou a atenção sobre a dinâmica sinodal na Igreja: “Sinodalidade não é cumprir uma tarefa a mais na Igreja, não é uma escolha deliberada, mas uma parte constituinte do ser cristão que compõe a Igreja e em última instância é a forma de ser Igreja. Uma Igreja sinodal é uma igreja de escuta, e é preciso sempre estar atento, também, para discernir sobre o que não é sinodalidade”, afirmou.

Francisco e a Sinodalidade

Ainda ao final da transmissão, o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, padre Joel Maria dos Santos, agradeceu a presença de todos e convidou para o último tema da série que acontecerá na próxima quarta-feira, 27, às 20h, sobre Experiências Sinodais da Igreja.

Para quem não teve a oportunidade de assistir, confira a transmissão: