Você está em:

Jornada nas Estrelas no Parque das Mangabeiras

O Projeto Jornada nas Estrelas no Parque das Mangabeiras será relançado neste sábado, dia 21, das 19h às 22h. Uma iniciativa do grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia) do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, coordenado pelo professor Peter Leroy, e congrega professores e alunos de diferentes cursos da Universidade. O projeto existe há oito anos, funcionando de 2005 a 2006 no Parque ecológico da Pampulha e, de 2007 a 2012, no Parque das Mangabeiras.

Na ocasião, poderão ser observados os planetas Vênus, Marte, Saturno, estrelas e aglomerados estrelares. O público poderá participar da observação do céu com telescópios e a olho nu, ver sessões de um planetário inflável, aprender a utilizar cartas celestes, participar de intervenções teatrais com personagens, a caráter, como Galileu Galilei e o astronauta da Apolo 11 Neil Armstrong, participar de experimentos interativos de Física, além de assistir a uma palestra sobre 2012 e a mística do Apocalipse. O projeto prosseguirá neste ano até outubro, sempre aos segundos sábados de cada mês. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Resultado de uma parceria entre a PUC Minas e a Fundação de Parques Municipais, o Jornada das Estrelas passou a constar na programação oficial da prefeitura de Belo Horizonte, como um evento cultural e de divulgação científica. Ele traz ao grande público a possibilidade de conhecer o céu, de observar com telescópios, para muitos pela primeira vez, planetas e estrelas. Permite ao público conhecer um pouco de história e mitologia. São parceiros do Gaia e participam da realização do evento: o Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig) e o Departamento de Física e Química da PUC Minas, por intermédio do projeto Circo da Física.

O grupo Gaia tem por objetivo a divulgação e o ensino da Astronomia a um público cada vez maior, levando o conhecimento a todos os interessados. O grupo pretende desenvolver um maior interesse pela Ciência e pela Astronomia por meio de um aprendizado mais dinâmico e interativo.

Mais informações pelo telefone: (31) 3319-4108.