Você está em:

Igreja sinodal é tema da próxima live, dia 27

“Que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal? As experiências da Igreja dentro dessa missão”, esse é o tema da live da próxima quarta-feira, 27, às 20 horas, promovida pelo Vicariato para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte em parceria com o Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão – Anima PUC Minas.  A live será com o padre Geraldo Demori, com mediação de Denilson Mariano. A transmissão pode ser acompanhada pelo YouTube.

Assembleia em 2023

Com o tema Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão, o Papa Francisco convocou o sínodo dos bispos que refletirá sobre a sinodalidade na Igreja – a assembleia será vivida no Vaticano em 2023. Até lá, um processo de escuta, análise e diálogos vai acontecer em todas as dioceses do planeta. Com a sua convocação, o Papa Francisco convida a Igreja a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Igreja sinodal

Qual o desafio da igreja sinodal?

Uma Igreja sinodal, segundo Francisco, é aquela que “caminha junto”, aproximando leigos, religiosos, padres e bispos em uma missão contínua de difundir o Evangelho. É um caminho eclesial que caracteriza-se por um modelo circular em que os fiéis leigos, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos se põem em diálogo no discernimento da realidade e busca de novos caminhos, à luz da Palavra de Deus e seu Espírito, que sopra onde quer e como quer.