Você está em:

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem apresenta o interior do templo restaurado neste domingo – 22 de novembro

A restauração do interior da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua – será apresentada aos fiéis neste domingo, quando a Igreja Católica celebra, no mundo todo, a Festa de Cristo Rei – 22 de novembro. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai celebrar a Missa das 18h. Nesta mesma data, o Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua reabre também para a adoração ao Santíssimo Sacramento. Para participar presencialmente dos momentos de oração, o fiel deve se inscrever na secretaria paroquial.

O restauro da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem ocorre desde 2015. É realizado por etapas. O telhado do templo já foi reformado e a imagem da Padroeira de Belo Horizonte, do século 18, restaurada. Depois, os trabalhos se concentram no interior da Igreja, com a reforma do presbitério, concluída no ano passado. Em seguida, foram realizados trabalhos de revitalização dos demais ambientes que integram o templo. Em cada etapa, os restauradores buscaram resgatar as características originais da Igreja, edificada em 1923.

As obras de restauro são realizadas a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, assim como doações espontâneas de fiéis e eventos organizados pela comunidade paroquial.

A devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira de Belo Horizonte

No século 18, para receber a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, vinda de Portugal, foi construída uma capela, na rota dos tropeiros que exploravam o interior do Brasil em busca de riquezas. Ao redor dessa pequena capela, formou-se o Arraial Curral Del Rey, povoado que deu origem à Capital Mineira. Com o crescimento do povoado e da devoção a Nossa Senhora da Boa Viagem, foi edificada uma igreja maior, posteriormente demolida para a construção de Belo Horizonte – primeira cidade planejada do país. O atual templo foi concluído em 1923 e está onde, no passado, a primeira Igreja foi erguida, o marco zero de Belo Horizonte.

Para agendar participação nas Missas e na Adoração ao Santíssimo Sacramento

A adoração presencial ao Santíssimo Sacramento na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem será realizada nos períodos da manhã (das 9h às 18h) e da noite (das 20h às 21h). Nos outros horários, o fiel poderá fazer a sua oração a partir do canal no YouTube do Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua. As Missas são celebradas de segunda a quarta – 7h, 8h e 18h15 -, quinta e sexta – 7h, 8h, 12h15 e 18h15 -, sábado – 7h, 8h e 18h – e domingo – 7h, 09h, 11h, 18h, 19h30, 21h. O horário de atendimento da secretaria paroquial é das 8h às 16h30, a partir dos telefones (31) 98402-7674 ou (31)98406-1028.

Veja alguns detalhes do restauro 

Antes Depois

Confira, aqui, a programação completa