Você está em:

Igreja no Brasil já planeja o pós-JMJ

A Comissão para a Juventude da CNBB, em continuidade ao serviço em prol da evangelização da juventude, já organiza o encontro pós-JMJ. O objetivo é contribuir para que a Igreja no Brasil e as expressões juvenis possam colher, de forma concreta, para a Pastoral Juvenil no País os frutos após o grande evento mundial com o Papa Francisco, a ser realizado no Rio de Janeiro, em julho deste ano.
 

“o evento será  este ano, para que não se perca a animação que o Espírito Santo está nos provocando por meio dos inúmeros acontecimentos eclesiais”

O “Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil” acontecerá de 11 a 15 de dezembro, em Brasília, com a presença das principais lideranças jovens e adultas das expressões juvenis (Movimentos, Pastorais da Juventude, Congregações, Novas Comunidades) e das instâncias eclesiais.

“Queremos definir, à luz da realidade juvenil, da conjuntura eclesial atual e da contribuição de vocês, pistas de encaminhamento para revitalizar a Pastoral Juvenil garantindo, assim, a renovação da opção afetiva e efetiva da Igreja pelos jovens”, destacou o presidente da Comissão, dom Eduardo Pinheiro, em carta encaminhada aos representantes das expressões juvenis. No texto, ele aponta alguns dos propósitos do encontro, que objetiva fortalecer as iniciativas já bem sucedidas de trabalho com a juventude e ousar novos caminhos para o bem do jovem, da Igreja e da Sociedade.

Segundo dom Eduardo, “o evento será realizado ainda este ano, para que não se perca a “animação que o Espírito Santo está nos provocando por meio dos inúmeros acontecimentos eclesiais”.

Projeto de revitalização da Pastoral Juvenil

O assessor da Comissão para Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos dos Prado (padre Toninho), coordenou a estruturação do projeto que será o material de trabalho do encontro.
 

“Queremos dinamizar e revitalizar a Pastoral Juvenil no Brasil e, assim, dar possibilidade para que a evangelização seja mais eficaz nas dioceses”

Segundo padre Toninho, na primeira fase dos trabalhos, as pessoas que são referência nos setores da juventude das dioceses receberam um questionário para que apontassem, em sua região, quais os avanços, desafios e sugestões de cada uma das Linhas de Ação contidas no Documento 85, que trata da evangelização dos jovens.

Em seguida, os questionários foram compilados por uma equipe de trabalho e sua fase atual corresponde à análise e contribuição pelos bispos membros da Comissão para Juventude, bispos e padres referenciais de juventude nos regionais da CNBB, Coordenação Nacional de Jovens e Equipe Nacional de Comunicação.

“Queremos dinamizar e revitalizar a Pastoral Juvenil no Brasil e, assim, dar possibilidade para que a evangelização seja mais eficaz nas dioceses”, ressaltou o assessor.

Este encontro também foi refletido durante a 51ª Assembleia Geral dos Bispos para que eles estimulem a participação das lideranças juvenis de suas dioceses.

Serviço
Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil
Data:  11 (noite) a 15 (almoço) de dezembro de 2013
Local: Brasília
Inscrições: período de inscrições, valor da taxa e forma de pagamento serão divulgados pelo site dos Jovens Conectados
Assuntos:  Realidade juvenil e eclesial, Documento 85, Estudos 103, CF 2013, JMJ Rio 2013, Civilização do Amor – Tarefa e Missão (CELAM). Pistas de encaminhamento para o renovado ardor no trabalho junto aos jovens.

Participantes:
•    O Responsável adulto da Evangelização da Juventude da diocese
•    Os Assessores nacionais adultos de cada expressão juvenil
•    A Coordenação nacional de cada expressão juvenil
•    A Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CEPJ)
•    A Equipe Jovem de Comunicação (CEPJ)
•    Os Bispos Referenciais da Juventude nos Regionais da CNBB
•    A Equipe de Subsídios (CEPJ)
•    Os Referenciais Regionais para as questões da JMJ
•   Um jovem líder representante da diocese, pertencente ao Setor Juventude local e, se possível, com dois anos de experiência em coordenação em sua expressão juvenil.
•    A Coordenação nacional dos Centros e Institutos de Juventude
•    Coordenadores nacionais de algumas pastorais afins (vocacional, crisma, universidade, família etc)

Hospedagem:

Para quem desejar, será oferecida hospedagem em casas de família, sem custos. Todas as orientações para este tipo de hospedagem serão repassadas no início do período de inscrições. Caso faça a opção por casas de retiro ou hotéis em Brasília, ficará sob responsabilidade do participante o contato, reserva e pagamento nestes estabelecimentos.

Outras informações pelo e-mail cepjcnbb@gmail.com

Por Gracielle Reis
Jovensconectados.org.br