Você está em:

História da Sinodalidade na Igreja foi tema de Live no ANIMA PUC Minas

O Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão – ANIMA PUC Minas realizou nessa quarta-feira, 6 de outubro, live sobre o tema “História da Sinodalidade na Igreja” – a primeira de uma série de quatro lives.

O convidado foi o frei Luiz Antônio Pinheiro, do Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas, que explicou os aspectos significativos a serem observados quando se fala em sinodalidade. O encontro foi mediado por Lucimara Trevisan e também contou com a participação do padre Joel Maria Santos, Vigário Episcopal para Ação Pastoral , da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Frei Luiz destacou o trabalho realizado pelos mais recentes pontífices: “Na caminhada dos três últimos Papas da história da Igreja, tivemos uma significativa representatividade sinodal – seja o Papa João Paulo II, Bento XVI ou Francisco, cada um com sua perspectiva. Porém, precisamos destacar o Papa Francisco, pois é nítida a sensibilidade dele em relação ao mundo, à “Igreja em saída”, às “periferias existenciais”, a sua preocupação com a ecologia integral, com o pacto educativo global e tantas outras frentes que refletem a própria sinodalidade, que quer dizer Caminhar juntos, este é o estilo de Francisco.”

História da Sinodalidade

 

História da Sinodalidade

A série de transmissões online acontece todas as quartas-feiras do mês de outubro, às 20h, pelo canal do YouTube  e pela página do Facebook do ANIMA PUC Minas. Confira a programação:

13/10: Experiências Sinodais – com padre Godoy

20/10: Francisco e a Sinodalidade – com Profa. Alzirinha

27/10: Experiências Sinodais da Igreja – com padre Geraldo Demori