Você está em:

Grupos de Fé e Política: o desafio de construir a cidadania

  

Há seis anos, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da Arquidiocese de Belo Horizonte foi criado com a intenção de contribuir para a formação e capacitação de agentes pastorais, lideranças comunitárias e cristãs, sacerdotes, religiosos, para o exercício da política no cotidiano, e também em funções públicas.

 

A instituição, que trabalha em conjunto com assessores de movimentos sociais e pastorais para formação crítica dos cristãos, vem fomentando e fortalecendo ações sociais transformadoras nos 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte, aprofundando o conhecimento sobre a realidade local e nacional. Também desenvolve ações a fim de despertar a consciência crítica, nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.

 

Segundo o pesquisador do Nesp, professor Robson Sávio Reis, o trabalho é permanente. Nas práticas, estão incluídas articulação em rede dos grupos de fé e política, movimentos sociais e pastorais da Igreja; produção de material didático, como subsídios voltados para a formação política e  realização de eventos que discutam as formas de participação e controle social com os poderes do Estado. Também se  destacam a  divulgação de boas práticas do exercício da política (por meio da mídia em geral); o assessoramento a grupos e pastorais sociais na criação ou ampliação das ações políticas no âmbito local e as atividades de monitoramento dos poderes públicos, entre outras.

 

Com o apoio do Nesp e a experiência adquirida ao longo dessa caminhada, os grupos de fé e política  da Arquidiocese têm  comprovado no dia a dia que a organização da sociedade em torno de objetivos comuns e princípios éticos pode fazer a diferença, mesmo num cenário de intrincados jogos políticos.  Que é possível, com a união da comunidade  transformar a realidade de um bairro, de uma região e, por consequência, de uma cidade.  Trabalho que, certamente, também contribuirá para o aperfeiçoamento da classe política, por meio do amadurecimento do cidadão. Conheça exemplos de conquistas que resultaram da mobilização comunitária.

  

Paróquia São Joaquim

 

 Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque

 

 Paróquia Santa Edith Stein