Comunidade ganha força com mobilização
O Grupo de Fé e Política Cidadania Cristã da Paróquia Santa Edith Stein, no bairro Sagrada Família, é um dos exemplos do trabalho realizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte na formação de cidadãos comprometidos com o bem comum. O objetivo é mobilizar a comunidade na busca de soluções para as demandas da região por meio de políticas públicas.
“.A fé, a educação e a política são instrumentos de transformação do mundo.
|
A coordenadora dos trabalhos é a pedagoga Maria do Carmo Cotta Jorge. Ela conta que se aproximou da Igreja ao integrar a equipe de liturgia da Paróquia ainda no ano 2000. Dois anos depois, atendendo aos pedidos dos padres Hélio e Paulo Silveira, passou a ajudar na gestão do grupo, atividade que encaixou-se perfeitamente ao seu perfil . “Vim de uma família de políticos e recebi uma formação bastante politizada”, conta.
O Grupo da Paróquia Santa Edith Stein congrega outras associações como a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), a Associação dos Moradores e Empresários do Sagrada Família (AME-SF), a Associação Comunitária do Horto Agronômico e Sagrada Família (ACHA), Associação Comunitária Feminina da Regional Leste (Acosel) e Associação Comunitária do bairro Sagrada Família (Acobasf).
Maria do Carmo reúne em um arquivo histórias de conquistas importantes. Entre elas a ampliação do Centro de Saúde e a reorganização do trânsito pleiteadas por moradores, após estudo solicitado à BHtrans. Agora os integrantes estão às voltas com a implantação de uma linha de ônibus que ligue o posto de saúde à área hospitalar.
“A política bem dirigida é uma das melhores formas de se praticar a caridade.” (Paulo VI)
|
O reconhecimento dessas ações do Grupo de Fé e Política Cidadania Cristã ultrapassou as fronteiras da Paróquia Santa Edidth Stein e do bairro. O grupo tornou-se exemplo para outras comunidades e, recentemente, ganhou destaque em revista mineira de grande circulação.
A energia para a vida que se tornou agitada com tantas reuniões – só as do grupo chegam a 80 desde a fundação – Maria do Carmo busca na crença em que a fé, a Educação e a política são instrumentos de transformação do mundo. Para sustentar sua tese, ela também recorre às palavras do Papa Paulo VI: “A política bem dirigida é uma das melhores formas de se praticar a caridade”.