Você está em:

Fiéis de Lagoa Santa celebram reinauguração de capela durante Festa de NS do Rosário dos Pretos, Santa Efigênia e São Benedito

As celebrações pela Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Benedito e Santa Efigênia, em Lagoa Santa, serão vividas até o próximo dia 9 de outubro, de modo muito especial. A programação começou nesta sexta-feira em grande estilo, com a reinauguração da Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do século 19, vinculada à Paróquia Nossa Senhora da Saúde. A bonita igreja, com arquitetura remanscente do século 18, é reconhecido patrimônio histórico-cultural do município. Na noite de sexta-feira, 30 de setembro, muitos fiéis se reuniram para a celebração da Missa, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Nivaldo dos Santos Ferreira, momento em que foi consagrado o altar da Capela Nossa Senhora do Rosário, que também recebeu bênção especial de reinauguração. O padre Samuel Fidelis, pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade,  foi um dos convidados para a celebração, preparada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, padre Ednei Almeida Costa, e fiéis da cidade.

A Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi restaurada com a assessoria técnica do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte e com a parceria do poder público municipal. No século 19, a igreja foi construída a partir do trabalho de escravos cristãos católicos, que sonhavam com a edificação de um templo onde pudessem se reunir e especialmente rezar, suplicando a intercessão de Nossa Senhora do Rosário. No interior da Capela, chama a atenção uma pintura da lua, rodeada por estrelas – referência ao horário em que os negros se reuniam para rezar e, também, ao período em que os escravos, após o trabalho nas fazendas, se dedicavam à construção da Capela.

A programação completa da Festa  de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Benedito e Santa Efigênia está publicada nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Lagoa Santa. Clique aqui para ver o horário das celebrações e venha participar com a sua família!