Você está em:

Festas do Rosário em Minas são tema de exposição no Museu de Ciências Naturais

Festas do Rosário em Minas: Geografia e Economiaé o título da exposição que estará aberta à visitação, a partir desta quarta (27),  no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. A mostra de fotografias é um dos resultados das teses de doutorado defendidas em 2020 por Isabela Oliveira e Francimário Santos, e tem curadoria compartilhada com a professora Candice Vidal.

Os pesquisadores, no desenvolvimento de suas teses, acompanharam as celebrações no Serro, Santo Antônio do Monte e Araújos, cidades mineiras, e conversaram com os festeiros, observaram e registraram os acontecimentos e os percursos rituais.

A geógrafa  Isabela registrou, cartografou e analisou a espacialização da festa serrana, as rotas, os percursos e as temporalidades da atuação dos grupos festeiros. Já o antropólogo Francimário acompanhou os bastidores da preparação das festa, o trabalho envolvido em todas as suas etapas de realização.

A Exposição pode ser visitada até o dia 22 de dezembro e oferece ao público o conhecimento sobre os mundos sociais pesquisados, revelando os significados coletivos dessas práticas de devoção presentes nas cidades mineiras.

Serviço:

Exposição Festas do Rosário em Minas

Local: Rua Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico, Belo Horizonte

Horário: 10h às 16h

Mais informações: (31)3319-4152