Festa de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada por fiéis e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte

Fiéis e comunidades de fé celebram o Dia de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira dos Enfermos, em 11 de fevereiro. Programações especiais marcam a data nas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte. Desde o dia 2 de fevereiro, os devotos de Nossa Senhora de Lourdes acompanham as festividades que contam com Novenas, Louvores, Celebrações Especiais, unção dos enfermos e Procissões em homenagem à Santíssima.

Nossa Senhora de Lourdes

A primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes ocorreu na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 1858, à jovem Bernadette Soubirous, uma pequena camponesa, de 14 anos.

Em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous recolhia lenha às margens do rio Gave, quando viu em um rochedo, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17. Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali fosse construída uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então.

As curas obtidas por meio do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação dos Cristãos Católicos.

Acompanhe as celebrações em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes nas comunidades de fé da Arquidiocese Belo Horizonte.

Rua da Bahia, 1596, Centro, Belo Horizonte, MG

Telefone: (31) 3213-4656

Mais informações:

Endereço: Praça São Pedro, 200, Parque Recreio, Contagem, MG.

Telefone: (31) 3354-5616

FESTA DA PADROEIRA

Encerramento do Ano Jubilar do Centenário

01 a 12 de fevereiro 2023

Dia 1º de fevereiro –   Quarta-feira  – Abertura

18h- Reza do Ângelus e terço na gruta

19h – Missa  na intenção de todos os festeiros e festeiras de 2023 (com Confissão Comunitária)

Após a missa: Bênção do Mastro e da Bandeira de Nossa Senhora de Lourdes

De 02 a 10 de fevereiro

17h – Atendimento de Confissões

18h- Reza do Ângelus e terço na gruta

18h40 – Reza da novena à Nossa Senhora de Lourdes

19h – Missa

Dia 05 de fevereiro

12h às 15h –  Almoço da Padroeira

13h – Cavalgada

15h- Leilão de Gado e diversos na Praça da Matriz

Todos os dias após as missas haverá barraquinhas e bazar (roupas e diversos) no Espaço de Eventos. Música ao vivo com músicos da Cidade ou som mecânico.

Dia 11 de fevereiro  – Sábado Dia da Padroeira da Paróquia e do Município e Dia Mundial do Enfermo ( 102 anos da Arquidiocese de BH)

7h – Reza do Rosário pela Paz do Mundo e em especial pela paz do Brasil.

9h – Missa pelos enfermos

15h – Consagração à Nossa Senhora de Lourdes

16h – Carreata

16h45 – Plantio das 100 árvores  alusivas ao centenário da Paróquia no Horto do Centenário

17h – Atendimento de Confissões

18h – Reza do Ângelus e  Ofício de Nossa Senhora

Em seguida: Procissão

19h- Missa Solene do dia de Nossa Senhora de Lourdes

Mais informações:

PRAÇA PROFESSORA JULIA CHALITA, 64, LOURDES, Vespasiano, MG.

Telefone: (31) 3621-1583

Missa às 15h – Com a unção dos enfermos.

Rua Desembargador Torres, 150 – Caiçara – BH/MG