Você está em:

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem – Padroeira de Belo Horizonte: milhares de fiéis participam de procissão e Missa

No dia em que a Igreja em todo o mundo celebra a Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto, as comunidades de fé de Belo Horizonte celebraram, de maneira especial, a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem.

A programação começou logo cedo: às 7h foi realizada a primeira Celebração Eucarística do dia no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida de Missas às 8h30 e 11h. Às 16h30, fiéis começaram a se reunir na Avenida Afonso Pena, em frente à Praça da Rodoviária. De lá, às 17h, seguiram em procissão para a Praça da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem cantando, orando e levando terços e velas. Quarenta estandartes, cada um representando um título de Nossa Senhora, foram conduzidos pelos fiéis durante o trajeto.

Milhares de fiéis já aguardavam a chegada da procissão na Praça da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde o arcebispo dom Walmor presidiu Missa, que foi concelebrada pelo padre Marcelo Silva, reitor do Santuário e por dezenas de padres da Arquidiocese de Belo Horizonte e, especialmente, da Congregação Sacramentina.

“Celebrar a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, celebrando também a Assunção de Nossa Senhora, é oportunidade de reavivar no coração de cada um de nós a convicção de que a morte será vencida. Assim, temos que caminhar para vencer os vários sinais de morte. Em nossa cidade, que é jovem, bonita e promissora, mas com muitos obstáculos que precisamos vencer, somos chamados a reavivar a esperança e vencer estes sinais, sobretudo pela solidariedade e por meio da vivência cidadã. Poderemos então construir aqui uma cidade mais justa” declarou dom Walmor.

Durante sua homilia, o Arcebispo também destacou que a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem é oportunidade de iluminar e fecundar a nossa cidadania belo-horizontina: “Que a cidade possa ser um lugar onde todas as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas”.

– Oficialização de Nossa Senhora da Boa Viagem como Padroeira de Belo Horizonte
Com o título de Boa Viagem, Nossa Senhora foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte a pedido do cardeal mineiro dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. No entanto, na Capital, a devoção à Santa começa no início do século XVIII, quando os primeiros portugueses chegaram ao povoado que deu origem à Belo Horizonte: o Arraial do Curral Del Rey.

– Assunção de Nossa Senhora
A Festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais antigas da Igreja. Já no ano 600, a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima.  A festividade lembra as virtudes, os sofrimentos e as obras da Mãe de Jesus Cristo. A Assunção foi declarada um dogma da Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII.

 

Ato pela Paz na Síria
Um momento muito especial, que também integrou a programação do Dia da Padroeira de Belo Horizonte, foi o Ato pela Paz na Síria, realizado na Praça da Liberdade. Centenas de famílias se reuniram para rezar pelo povo sírio. “Em união com toda a grande comunidade síria em Belo Horizonte, aqueles que têm uma tradição bonita de muitos anos, mas também aqueles que nós recebemos neste momento difícil de guerra, somos, como Igreja, chamados a construir a paz, uma tarefa de todos nós cidadãos, principalmente aqueles que creem em Cristo, o Rei da Paz” disse dom Walmor.

 

 

 

Destaques na Imprensa:
TV Globo
TV Alterosa
TV Canção Nova
Rádio Itatiaia
Rádio CBN
Rádio América
Jornal Estado de Minas
Jornal O Tempo
Jornal Hoje em Dia

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem