Festa de Corpus Christi: fiéis testemunham a fé na Eucaristia exercendo a solidariedade

A Catedral Cristo Rei – Igreja Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte – ganhou as belezas dos tapetes de serragem e, principalmente, da solidariedade de muitos fiéis, que se uniram para celebrar a Festa de Corpus Christi, 8 de junho, na Igreja-Mãe da Arquidiocese. Muitos peregrinos da Catedral Cristo Rei doaram alimentos para o programa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que partilha refeições com pessoas que sofrem  com a fome. Parte dos alimentos reunidos durante a Festa de Corpus Christi ajudaram na preparação das refeições partilhadas nesta quinta-feira.

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que celebrou a Eucaristia na Catedral Cristo Rei, lembrou que a Festa de Corpus Christi é vivida há muitos séculos. “A Festa reafirma em nossos corações a intimidade que devemos cultivar com Cristo. Ele nos diz: ‘Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele’. Ao mesmo tempo, a Festa de Corpus Christi insere-se em um contexto público de dar testemunho do amor de Deus, ajudando o mundo a ser melhor,  com uma sociedade mais justa e fraterna,  sobretudo em um tempo como o nosso, quando muitas pessoas não têm o que comer”.

Dentre os muitos fiéis que peregrinaram à Catedral Cristo Rei estava Fernando Carvalho, muito emocionado. Ele caminhou 21 km, do bairro Betânia,  Região Oeste de Belo Horizonte, até a Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte, para agradecer a Deus pela cura do filho, o pequeno Antonelo, de quatro anos. O menino ficou internado por longo período, após sofrer com uma infecção generalizada. Ficou em estado muito grave, mas se recuperou. “É preciso agradecer”, resumiu Fernando, ao explicar a razão que o levou a caminhar por tão longa distância.

Ao final da Celebração, dom Walmor se uniu à procissão com a Sagrada Eucaristia no interior da Catedral Cristo Rei. Os fiéis receberam a bênção do Santíssimo Sacramento, antes de retornarem às suas casas.

A Festa de Corpus Christi

A Festa de Corpus Christi é celebrada cerca de 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira – pela tradição cristã, a última ceia de Jesus com seus discípulos antes de sua crucificação ocorreu em uma quinta-feira. Na última ceia, Jesus institui o sacramento da Eucaristia, partilhando o pão e o vinho com seus discípulos. Na Festa de Corpus Christi, os cristãos católicos testemunham a fé na Eucaristia – a presença de Jesus no pão e no vinho -, com procissões pelas ruas enfeitadas com os tapetes de serragem.

Clique aqui para acompanhar a programação nas paróquias

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

As refeições preparadas na Catedral Cristo Rei – iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer” – ajudam pessoas que vivem nas ruas, e que passam a noite em um abrigo mantido pelos vicentinos, no bairro Primeiro de Maio, a vencerem a fome. Cada uma das centenas de refeições, nutritivas e cuidadosamente preparadas na Catedral Cristo Rei, são levadas ao abrigo e partilhadas com os sem-teto.

A iniciativa “Dai-lhes vós mesmos de comer”, possível graças à infraestrutura da Catedral Cristo Rei e aos gestos de generosidade de muitos doadores, tem ajudado muitas pessoas a enfrentarem a fome. Todos podem contribuir, com doações de alimentos não perecíveis na Catedral Cristo Rei – Rua Campo Verde, 165, bairro Juliana, em Belo Horizonte, ou clicando aqui.